empresario uso laptop
Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

A confiança dos empresários do comércio no Paraná caiu novamente em abril, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) em parceria com a Fecomércio PR. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou 94,8 pontos — abaixo da linha dos 100, que separa otimismo de insatisfação. A queda foi de 1,8% em relação a março e de 8,5% na comparação com abril do ano passado.

No cenário nacional, o índice se manteve praticamente estável em 101,7 pontos, ainda dentro da zona de confiança, embora também com queda na comparação anual (-8,2%).

A principal razão para o recuo no Paraná foi a avaliação negativa das condições atuais do setor. O subíndice que mede esse aspecto (ICAEC) marcou apenas 67,4 pontos, com queda mensal de 4% e anual de 14,8%. Já as expectativas para o futuro (IEEC) também pioraram, mesmo permanecendo em terreno positivo: foram 119,7 pontos, com retração de 1,4% em abril e 8,6% em um ano.

Outro sinal de alerta vem da intenção de investimento. O indicador (IIEC) ficou em 97,5 pontos, uma queda de 0,8% em abril e de 3,4% em relação a 2024. O recuo foi mais forte na intenção de investir em estrutura e equipamentos, afetada diretamente pelas altas taxas de juros.

Menos confiança entre empresas maiores

O levantamento também mostra que as empresas menores — com até 50 funcionários — continuam mais cautelosas, com índice de confiança em 94,7 pontos. Mas o maior baque foi entre as médias e grandes empresas, que viram o ICEC cair 4,4% em abril, chegando a 101,9 pontos.

O cenário, segundo as entidades, reflete um momento de incerteza no comércio, pressionado por juros altos e dificuldades econômicas que inibem tanto a confiança quanto o desejo de investir.