Em 2009, uma das maiores empresas de produtos esportivos do mundo, a francesa Decathlon, veio a Curitiba analisar o comportamento do mercado de trabalho e o potencial de investimentos da cidade, para instalação de mais uma loja do grupo no Brasil, fora de São Paulo. Há pouco mais de um mês, o grupo abriu a loja Decathlon, ao lado do Parque Barigui, com 4 mil metros quadrados.
“Curitiba é hoje referência mundial em desenvolvimento socioeconômico e ambiental, reafirmando a posição de uma cidade das mais competitivas do mundo”, afirma o prefeito Luciano Ducci.
“A vinda de tantas empresas para a cidade impulsiona os projetos para ampliar a infraestrutura da cidade e manter o diálogo com o setor produtivo, de forma a atrair novas empresas e aumentar a geração de riquezas”, acrescenta Luciano Ducci.
Leonardo Falco, da Decathlon Curitiba, diz que a capital tem a seu favor a forte cultura de prática esportiva, contando com diversos parques, clubes e academias; bons indicadores econômicos, localização geográfica estratégica, por estar próxima de São Paulo, e estações bem definidas da Região Sul.
“A vitória de Curitiba sobre outras cidades brasileiras significa que temos capacidade para receber qualquer natureza de negócio. Ganha a empresa, ganha a cidade. Estamos muito satisfeitos com a decisão de diversas empresas que se instalaram em Curitiba”, diz Juraci Barbosa.
A participação do Núcleo de Assuntos Internacionais da Agência Curitiba de Desenvolvimento foi decisiva na escolha de Curitiba para sede da nova unidade da Decathlon. A partir da capital, a empresa quer conquistar clientes em toda a Região Sul.
A empresa Axion, da Argentina, de equipamentos, elevadores e gruas, seguiu o mesmo trajeto e escolheu Curitiba para instalar uma unidade da indústria. As negociações da empresa com a Agência Curitiba começaram em 2009, e o escritório Axion já está funcionando.
Trabalho – A Agência Curitiba, ao receber empresários internacionais apresenta todas as informações socioeconômicas da cidade, por meio do Guia do Investidor, desde o mercado de trabalho e de investimento, ambiente de negócios, programas e projetos ambientais, programas de incentivo e tributações.
O Núcleo de Assuntos Internacionais, responsável pelo atendimento a empresas que buscam informações sobre Curitiba, coordena também Missões Econômicas e Internacionais, rodadas de negócios e consultoria internacional a empresas de outros países.
Histórico – Em dois anos de existência, o Núcleo de Assuntos Internacionais da Agência Curitiba, participa da elaboração e da efetivação de diversas rodadas de negócios com empresários dos seguintes países: Argentina, Polônia, França, Itália, entre outros.
Foram firmados acordos de cooperação técnica com a Universidade de Ferrara, da Itália; acordo de Intenções com Universidade de Compiégne, da França, além de atendimento a estudantes da Universidade de Viena e missões empresariais como a de Jacksonville/USA; Atlanta/Geórgia; Lyon/França; Wielkopolska/Polônia; Casabalanca/ Marrocos; Hangzhou/ China; Swon/Koréia e Canelones/Uruguai.
Além disso, o núcleo recebe e mantém uma colaboração com as seguintes Agências de Desenvolvimento: Development Agency da Malásia, Agência de Desenvolvimento de Paris, Agency da Geórgia, Development Agency de Singapura, Agência de Desenvolvimento de Quebec, entre outras.
Conheça o Guia do Investidor
O Guia do Investidor é mais uma ferramenta que a Prefeitura oferece aos empreendedores e empresas internacionais para dar suporte na tomada de decisões estratégicas. Com isso, a cidade pode atrair investimentos e induzir o aumento de emprego, renda e desenvolvimento.
São informações socioeconômicas selecionadas sobre a realidade do cenário econômico da cidade. O guia oferece dados atualizados relativos à população, renda, mercado de trabalho, turismo, comércio exterior, incentivos municipais, entre outros.