Setor de serviços é um dos que mais emprega nesta época do ano (Franklin de Freitas)

A temporada de contratações temporárias está aberta. Segundo informações da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), entre os meses de agosto e setembro um total de 630 mil vagas de trabalho temporário devem ser abertas no país. E a expectativa é que o Paraná seja um dos estados mais beneficiados pelo movimento: até julho, o estado foi responsável por mais de 10% das contratações temporárias no Brasil, sendo a unidade da federação que mais criou colocações desse tipo no mercado de trabalho.

De acordo com Marcos de Abreu, presidente da Asserttem, embora possa parecer cedo para falar em contratação temporária, a situação se explioca porque a indústria precisa começar a produzir logo para abastecer o comércio na alta temporada de vendas, no final do ano, quando acontece a Black Friday e o Natal. “Indústrias alimentícias, de medicamentos e vestuário já estão contratando. [No setor industrial, a contratação de temporários] Começa três meses antes do comércio”, explica ele.

Não à toa, a expectativa da Asserttem é que a indústria responda por 60% das oportunidades de trabalho temporário, com especial destaque para as áreas de logística, vestuário e alimentos. Na sequência vem o setor de serviços, com 30%, e o comércio, com 10%.

Paraná é destaque nacional na geração de empregos temporários

Em 2023, inclusive, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, colocam o Paraná como destaque nacional no mercado de trabalho temporário. Desde o início do ano até julho, foram registradas 50.823 admissões de empregados temporários no país, ante 47.869 desligamentos desses trabalhadores. Isso significa que 2.954 novos postos de trabalho temporário foram criados no estado, o melhor resultado entre todas as unidades da federação.

Considerando-se apenas o número de admissões (50.823), apenas o estado de São Paulo teve um resultado mais expressivo, com 299.912 contratações. O número de desligamentos entre trabalhadores temporários no estado paulista, no entanto, foi de 309.390, o que representou o fechamento de 9.478 postos de trabalho temporário.

Nacionalmente, o mercado de trabalho temporário foi responsável por 437.123 admissões, o que exalta ainda mais o resultado paranaense, já que o estado sulista foi responsável por 11,6% de todas as contratações. No Brasil, entretanto, houve mais demissões (442.890) do que contratações, com o fechamento de 5.767 postos de trabalho temporário até o mês de julho – um cenário que, espera-se, deve começar a mudar a partir de agora.