O ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero disse que política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cria uma insegurança global “terrível”. A declaração saiu no programa Canal Livre, da TV Bandeirantes. Segundo ele, que foi embaixador em Washington entre 1991 e 1993, os EUA acabaram se tornando um “rogue state”.
Segundo a ONU, o termo “rogue state” significa “estado vilão”. Refere-se a países que representam ameaça à segurança de outras nações e à paz mundial. “Mas hoje em dia, o país que mais representa esse papel é os Estados Unidos. Porque eles estão criando no mundo inteiro, uma insegurança terrível. A gente não sabe se isso vai acabar ou se vai continuar assim até o fim”, afirmou.
Ao criticar a tarifa de 50% contra o Brasil, anunciada na quarta-feira, 9, sob a justificativa de Trump de que a Justiça persegue o ex-presidente Jair Bolsonaro, Ricupero disse nunca ter visto nada semelhante em sua trajetória como diplomata.
“Mesmo em relação ao comportamento que o Trump tem tido com a China, com o México, com o Canadá, com a União Europeia. É o único dos casos que tem um componente de política e de política de soberania em outro país”, disse.