Centro de Eventos Imap Barigui BioCidades Empreendedoras
Foto: Daniel Castellano/SECOM

A edição de 2025 da BioCidades Empreendedoras impulsionou 52 startups com enfoque na restauração de ecossistemas urbanos. O encerramento do evento acontece às 9h desta quarta (22); no Centro de Eventos Imap do Parque Barigui. Faça AQUI a inscrição gratuita. A ocasião reúne uma audiência internacional, com representantes de órgãos públicos e empreendedores.

A ação está em sua segunda edição tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e do Bridge for Billions — projeto com apoio do governo alemão. A iniciativa conta com o apoio técnico da Fundação Grupo Boticário e do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o BioCidades é um exemplo de como o empreendedorismo pode contribuir de forma prática para a sustentabilidade urbana.

“Curitiba é reconhecida pela inovação e também se destaca por incentivar negócios sustentáveis. Iniciativas como o BioCidades mostram que é possível empreender com visão de futuro e compromisso com a cidade”, afirma Martins.

Lançado em março pelo prefeito Eduardo Pimentel, durante o Smart City Expo Curitiba, o BioCidades Empreendedoras marcou um novo momento para os negócios de impacto sustentável da cidade. Em Curitiba e Região Metropolitana, 31 startups participaram do processo de incubação, que foi conduzido de abril a outubro pelo Instituto Legado. Outras 21 startups foram incubadas em São Paulo e região metropolitana.

A programação inclui 30 pitches de startups finalistas, uma feira com 50 expositores e um encontro para fortalecer conexões entre os ecossistemas de impacto socioambiental de São Paulo e Curitiba. As melhores colocadas nos pitches receberão prêmios em dinheiro oferecidos pelo Pnuma.

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, destaca o papel do programa na construção de uma nova geração de empreendedores.

“Os 52 negócios apoiados demonstram o potencial criativo e transformador de quem empreende com propósito. Esse movimento reforça a vocação de Curitiba como cidade que incentiva a inovação voltada ao bem comum e às soluções sustentáveis”, diz Paixão.

Serviço

Encerramento do BioCidades Empreendedoras
Data: quarta-feira (22/10)
Horário: A partir das 9h
Local: Centro de Eventos Imap – Parque Barigui