São Paulo será palco, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, da 4ª edição da SOFTDRINKS TECH, evento que vem consolidando sua importância no setor de bebidas não alcoólicas no Brasil. Realizado no sexto andar do Centro de Convenções Frei Caneca, o encontro promove uma programação intensa voltada a empresários, fabricantes, bartenders, lojistas e profissionais interessados em tendências, tecnologias e oportunidades de negócios nesse mercado em franca expansão.
O Brasil ocupa hoje o 6º lugar no ranking mundial de consumo de bebidas sem álcool, e os dados refletem uma mudança de comportamento importante. De acordo com a Neotrust Confi, o consumo de cervejas sem álcool, por exemplo, teve um crescimento expressivo de 200%. E não para por aí: isotônicos, bebidas funcionais e refrigerantes com sabores frutados também vêm ganhando espaço, acompanhando uma tendência global de consumo mais saudável. Estudo recente aponta um aumento de 33,3% nas vendas internacionais de produtos sem álcool — número que reforça o potencial do setor.
Com mais de 16 horas de conteúdo, 20 palestrantes e 30 expositores confirmados, a SOFTDRINKS TECH apresenta um modelo completo que mescla conferências técnicas, rodadas de negócios, prêmios, oficinas de drinks e até uma conferência exclusiva para produtores de kombucha — a CONAKOM.
Entre os destaques da programação, estão temas como ingredientes funcionais, inovação em embalagens, estudos sensoriais, legislação sobre novos insumos e o impacto da biotecnologia na produção de bebidas. Grandes nomes da indústria, como representantes da Coca-Cola, SENAI e Ingredion, participarão dos painéis e palestras.
Programação – Dia 31 de agosto
- 13h30: Abertura com Luis Fernando Ceribelli Madi (Ital) – O novo comportamento do consumidor
- 14h05: Henrique Ortuño Moreno (Ingredion) – Bebidas com menos açúcar e ingredientes funcionais
- 14h40: Aline Bortoletto (INOVBEV) – Panorama das bebidas low-alcohol
- 15h40: Case Coca-Cola (palestra a confirmar)
- 16h15: Tiago Negrão – Estudos sensoriais no desenvolvimento de bebidas
- 16h50: Painel sobre refrigerantes com Guaramão, DEVI e WEWI
Programação – Dia 1º de setembro
- 13h30: O crescimento das bebidas funcionais e o desafio às categorias tradicionais
- 14h05: Mauricio Camim Filho (PACK TALK) – Inovações em embalagens
- 14h40: Sara Faria (Solucionária) – Clean label e novas tecnologias
- 15h30: Patricia Schober – Legislação aplicada a novos ingredientes
- 16h05: Cristiane Bonaldi Cano Sansches – Análises físico-químicas de bebidas
- 16h25: Painel sobre biotecnologia com representantes do SENAI, IFF e ABBI
Além do conteúdo técnico, o evento promove a Oficina de Drinks Não Alcoólicos com bartenders premiados e o Prêmio Batalha dos Sabores, que elegerá o melhor refrigerante da edição.
A visita à feira e participação nas oficinas são gratuitas. Já para acompanhar as conferências e participar da rodada de negócios, é necessário realizar inscrição prévia no site oficial: www.softdrinkstech.com.br.