A Volkswagen anunciou nesta terça-feira, 16, que retomará o segundo turno na fábrica de São José dos Pinhais, na região de Curitiba. O turno estava parada há dois anos. Os 500 funcionários, que estavam em lay-off — suspensão temporária de contrato —, começaram a ser chamados para se apresentarem à empresa e retornar às atividades a partir de segunda-feira, 22. Além destes, o presidente de montadora no Brasil, Pablo Di Si, anunciou a contratação de mais 60 trabalhadores.
A retomada foi explicada como necessária para atender a demanda de produção crescente do recém-lançado T-Cross, primeiro SUV compacto da montadora, e do Fox. Também na área da fábrica está a linha de montagem da Audi, outra marca do Grupo Volkswagen.
Exportação
Di Si explicou que o T-Cross é um carro que tem uma ambição de volume importante, para o Brasil e também para exportação. Ele vai ser exportado para mais de 50 países na América Latina. Primeiro o carro vai para o Chile, “nos próximos meses”, e depois para Uruguai, Colômbia e, “mais à frente”, Argentina.