
Estão abertas as inscrições para os produtores rurais interessados em participar da Feira Sabores do Paraná. O prazo vai até a próxima segunda-feira (21). Neste ano o evento será realizado de 21 a 24 de agosto, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba.
Leia mais:
Serão selecionados 140 empreendedores rurais que terão a oportunidade de mostrar sua produção para o público da Capital e região.
Além de ser uma vitrine para a venda de diversos produtos, a feira ainda contará com aulas-show que vão divulgar a gastronomia e o turismo do Estado. A Feira Sabores do Paraná é promovida pelo IDR-Paraná em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Adapar, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Faep-Senar-PR, Sebrae/PR, Fetaep e CeasaPR.
O que precisa para participar da Feira Sabores do Paraná?
Os produtores interessados em participar da feira devem atender a algumas exigências. A primeira delas é ter o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) ativo. Além disso, toda agroindústria que trabalhar com alimentos precisa ser regularizada sanitariamente, de acordo com o produto. Outra solicitação é que os produtos sejam rotulados, seguindo a legislação vigente. Os artesanatos precisam ter características de identidade regional ou usar matérias-primas da propriedade rural.
As inscrições podem ser feitas no site do IDR-Paraná ou em um escritório do Instituto no seu município. Elas serão analisadas e selecionadas. Podem participar empreendedores individuais e organizações como cooperativas e associações. Os empreendimentos com jovens rurais, até 29 anos, serão priorizados.
- Paraná tem melhor semestre desde 1997 em exportações de suínos com 110,7 mil toneladas
- Paraná lidera crescimento da safra de grãos, com alta de 447 mil toneladas, aponta IBGE
Feira Sabores do Paraná reúne 76 agroindústrias familiares
A Feira retornou ao Paraná em 2024 com 76 agroindústrias familiares de 56 municípios diferentes. Este ano terá quase o dobro de expositores.
Ano passado também houve o lado social. Dez dos expositores eram do Rio Grande do Sul, que vieram mostrar seus produtos no Paraná a partir de uma parceria com o objetivo de apoiar municípios atingidos pelas fortes chuvas que causaram um tragédia no estado gaúcho em maio de 2024.
Antes disso a feira aconteceu de 2000 a 2014, sempre no Parque Barigui. Karoline Marques, coordenadora estadual de Agroindústria do IDR-Paraná, explicou que o objetivo em retornar com o evento é divulgar os produtos coloniais do Estado, com destaque para a produção regional. “O turismo rural também será apresentado durante a feira. Queremos mostrar o que há de mais forte em turismo em cada região”, afirmou.
As inscrições estarão abertas até dia 14 de julho e a lista com os expositores selecionados será divulgada a partir do dia 25 de julho.
Para mais informações acesse o regulamento. Inscreva-se AQUI.