Esta semana tem as comemorações do aniversário de 325 anos de Curitiba, no dia 29 de março, a próxima quinta-feira, e a Semana Santa, que tem os principais eventos na Sexta-Feira Santa e no domingo de Páscoa. Mas, para quem acha que o feriado será bem longo, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Folga mesmo apenas na sexta-feira. O dia do aniversário de Curitiba é normal. No ano passado a Sexta-Feira Santa caiu no dia 14 de abril.
No próprio calendário oficial que a Prefeitura de Curitiba publicou no começo do ano, o dia 29 de março não aparece como feriado. Neste ano, a relação de feriados tem onze datas oficiais. Acontece que em Curitiba o dia de feriado é o da padroeira da cidade, Nosse Senhora da Luz dos Pinhais, no dia 8 de setembro.
Curitiba tem três datas como feriados por lei municipal — a Sexta-Feira Santa, o Corpus Christi e o dia da Padroeira — todas de 1967. As demais datas comemorativas com paradas são federais. Apesar disso, é possível que em determinados anos, e dependendo de um decreto do prefeito, seja possível que o dia do aniversário seja ponto facultativo nas repartições públicas.
Em Curitiba, o natural é que a festa pelo aniversário da cidade aconteça sempre no domingo anterior à data, como foi ontem, ou quando o dia 29 coincide de cair num sábado ou domingo.
Neste ano, o curitibano tem oito datas como feriados municipais ou federais, e que somam 14 dias de folga — já que alguns deles caem em dias do meio da semana e costumam ser emendados. Contado com sábados e domingos, o total de dias seguidos de folga pode passar de 30.
Depois da Páscoa, o próximo feriado no calendário é o dia 21 de abril, o Dia de Tiradentes. Apesar de ser feriado nacional, cai num sábado, e portanto, não deve ter efeito grande sobre o dia de trabalho.