Lojas se prepararam com compra de grandes estoques (Robson Mafra)
DECORAÇAO DE FESTA JUNINA (Robson Mafra)

As festas juninas já movimentam o comércio e Curitiba, que está repleto de doces, produtos típicos, como pinhão, paçoca quentão e milho, fantasias, decoração e muito mais. A expectativa é que as vendas aumentem até 20% neste ano. Neste período, produtos sazonais como pinhão, milho, mandioca, abóboras e frutas cítricas estão em plena safra e entram no preparo de pratos que aquecem o corpo e o coração.

O Max Atacadista apostou na compra de grandes volumes dos produtos que fazem parte da tradição das festas típicas de outono/inverno na cultura brasileira. Com expectativa de crescer em 15% as vendas, o setor de mercearia caprichou na oferta de milho para pipoca, amendoim e canjica. Os meses de junho e julho são os mais fortes na venda desse tipo de mercadoria, pois as festas caipiras criam uma espécie de Natal no meio do ano.

O Max entrou no clima e está todo decorado com barraquinhas e bandeirolas, valorizando produtos da terra e as marcas regionais. Outro setor bastante movimentado é o de doces a base de amendoim. A paçoca é o mais vendido, com aumento médio de até 40% nas vendas em relação ao restante do ano. No Max o cliente encontra caixas generosas, com porções individuais em diversos formatos, além de outras delícias a base de abóbora, doce de leite e maria-mole que também tem muita procura nesta época.

Entre as bebidas típicas, destacam-se o quentão – de pinga ou vinho – e as batidas de amendoim. As novidades são as misturas que já vem prontas com as especiarias, basta aquecer. Mas quem gosta do preparo tradicional, vai encontrar vinhos doces de diversas marcas – dos mais sofisticados até aqueles de garrafão – por preços competitivos, pois o Max se planejou com antecedência para oferecer o que o cliente precisa, pelo menor preço possível.

O Diretor de operações do Condor Super Center, Maurício Bendixen, disse que a rede também se preparou bem para as festas juninas e as lojas já estão montadas com todo o sortimento, como pipoca, paçoca, doces com base de amendoim, o quentão que já vem pronto ou ingredientes para preparar o quentão, como o vinho e gengibre. “No ano passado, a rede atingiu um crescimento em torno de 14% e 15% e, em 2023, a empresa espera superar 20% de crescimento no período em relação ao ano anterior. Então, todo o trabalho está sendo feito para que a rede registre este crescimento nas vendas”, afirmou ele.

Mix variado: de paçoca e amendoim até camisas xadrez e chapéu de palha
As lojas da Casa China também já estão prontas para a Festa Junina com grande diversidade de itens em exposição. “Já estamos vendendo muito bem. Temos os doces clássicos das festividades juninas, como pé de moleque, pé de moça, paçoca, torrone, amendoim e todos os itens que vendem muito bem no período. Além disso, também oferecemos um mix variado de saias, vestidos, camisas xadrez, chapéu de palha, gravatas, tiaras e todos os acessórios para enfeitar a festa junina”, contou o diretor da Casa China, Douglas Nomura. “Estamos muito animados e confiantes de que será um ano muito bom em vendas para a festa junina, principalmente por finalmente podermos estar voltando às festas com mais confiança após a pandemia. Isso influencia muito nas vendas”.

A expectativa da Casa China é crescer 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Para isso, aumentamos o nosso mix, tanto em alimento quanto na quantidade de acessórios, roupas e fantasias para a festa junina. Este crescimento, segundo Nomura, é em função da retomada das festas e da preparação com lojas mais abastecidas para o período.

Rápida
Decoração em alta

Na Nudelmania, uma das lojas mais conhecidas de Curitiba por quem gosta de organizar festas temática, a procura por bandeirinhas para decorar os espaços já começou, segundo a gerência do grupo. A bandeirinhas são vendidas a partir de R$ 3,80. Esse é apontado pelos vendedores como o item mais procurado nesta época do ano.

Na loja também são comercializados vestidos infantis para quadrilha a partir de R$ 68. Há também vestidos para adultos. Já para o traje masculino, os consumidores podem encontrar no local camisas xadrez, gravatas e chapéus de palha.