e1c155c2-2841-479e-a2ac-ccbd42fb8c83
Loja do Festval recebe prêmio internacional (Divulgação)

O grupo Festval foi premiado no Americas Property Awards 2025, na categoria Retail Interior, pelo projeto da loja Alto da XV, em Curitiba. A unidade foi inaugurada em dezembro de 2024 e marca a evolução do formato da rede. O espaço tem cerca de 2,2 mil m² e integra compras, serviços e convivência em uma mesma planta.

O International Property Awards, sediado em Londres, é uma das premiações mais respeitadas do mundo nos setores de arquitetura, design de interiores e desenvolvimento imobiliário. O prêmio celebra anualmente projetos que se destacam pela inovação, qualidade, funcionalidade e impacto positivo nos espaços que transformam a vida das pessoas.

Assinado pelo escritório ARTD3, o projeto arquitetônico foi inspirado nos grandes centros de compras. O desenho privilegia circulação fluida e áreas temáticas. A loja reúne rooftop, espaço gourmet com mais de 200 lugares, cafeteria, seção de importados, adega e padaria. “O objetivo é proporcionar aos clientes um espaço agradável de convivência. O rooftop valoriza o bairro e cria uma nova opção de lazer e gastronomia na região”, destaca Carlos Beal, diretor Comercial e de Marketing.

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Legenda: Loja reúne no mesmo endereço espaço de compras, serviços e de convivência.
Crédito: Allan Castanho

O Festval Alto da XV está localizado em um terreno de 9 mil m² em um dos bairros nobres de Curitiba. Entre os diferenciais da loja estão os espaços de Fatiados, de Torrefação de Café e Festval Experience, onde acontecem degustações e eventos para aproximar marcas e consumidores. O varejo de marcas premium também ganhou uma área exclusiva na loja. O Festval é um dos primeiros mercados brasileiros a oferecer produtos Kopenhagen, mas a seleção inclui produtos Lindt, a marca própria Mamma Bia, além de uma ampla variedade de importados.

Sustentabilidade e inclusão também fazem parte do projeto. O Espaço Festval Recicla incentiva o descarte correto de resíduos. A Sala Calma oferece um ambiente sensorial para pessoas com autismo e seus familiares. As iniciativas integram o padrão que a rede vem replicando nas novas lojas.

Beal afirma que a premiação internacional reconhece a experiência de compra como valor central do supermercado. “O investimento em arquitetura e design é um dos nossos focos na estruturação das novas lojas. É uma forma de elevar conforto, funcionalidade e atendimento. O resultado agora é atestado por um dos selos mais respeitados do setor”, enfatiza o diretor.

Desde 2014, as arquitetas Karina Kawano e Denise Maruishi do escritório ARTD3 assinam os projetos de interiores das lojas Festval, inovando o conceito de compras, valorizando o design como parte essencial da experiência. “Esse prêmio reconhece não apenas o trabalho do nosso escritório, mas também a visão do cliente Festval, que acredita na importância de entregar excelência aos seus clientes”, ressaltam as arquitetas Karina Kawano e Denise Maruishi.

A premiação do Americas Property Awards 2025 acontece no dia 21 de novembro, em Miami.

SOBRE O FESTVAL

A Cia. Beal de Alimentos foi fundada em 1972, na cidade de Cascavel. Em 2003, adquiriu a marca Festval de Supermercados de Curitiba, consolidando a expansão da rede, que hoje é referência em qualidade e atendimento no setor varejista. Com a inauguração do Festval Osório, no início de outubro, a rede passou a contar com 36 lojas localizadas em Curitiba, Região Metropolitana e Cascavel.