A marca Mercadorama, criada pela família Demerteco e 1914, irá desaparecer. Comprada em 1998 pelo grupo português Sonae Distribuição Brasil e, em 2005, pelo grupo Walmart do Brasil, a troca do letreiro com a marca curitibana pela estadunidense começou pela unidade do bairro Jardim das Américas. O processo de transformação dos supermercados de Curitiba foi anunciado nesta segunda, 23, pelo grupo Walmart que decidiu acabar com as marcas regionais Mercadorama, Nacional e Bompreço. O processo será concluído até 2021 e custará R$ 500 milhões.
A logo do Mercadorama foi retirada e a fachada da loja Jardim das Américas e pintada nas cores verde e amarelo. O local vai passar a se chamar Walmart Supermercados e receberá mudanças também nas áreas internas. Segundo o grupo, os corredores serão ampliados e haverá mudança no sistema de iluminação, nas gôndolas e ampliação do número de marcas ofertadas.
O grupo Walmart tem dez supermercados Mercadorama em Curitiba. O número era maior ao fim de 2015, quando a rede fechou seis unidades na capital paranaense. A justificativa para os fechamentos foi a baixa rentabilidade das unidades.
Quando comprado pelo grupo português, havia 12 lojas do Mercadorama em Curitiba. Agora, o grupo vai acabar de vez com a marca Mercadorama e transformar os dez supermercados restantes em Walmart Supermercados. O mesmo será feito com 53 supermercados Nacional, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e com 59 Bompreço, no Nordeste.
Unificação
O grupo Walmart anunciou no ano passado o encerramento das bandeiras BIG, com atuação nos três estados do Sul, e Hiper Bompreço, no Nordeste. Elas já estão passando por esse processo de transformação em hipermercados Walmart. Em Curitiba, o primeiro BIG a passar pela mudança foi o localizado no bairro Santa Felicidade. Na próxima quinta-feira (26), o BIG do Portão deverá ser reinaugurado sob a bandeira Walmart.
As mudanças fazem parte do projeto do Grupo Walmart de unificar as suas bandeiras no Brasil. A rede americana entrou no país em 1995 e, depois de algumas aquisições, entre elas o antigo Sonae, chegou a ter nove marcas. Agora, ela vai ficar somente com quatro bandeiras: Walmart, TodoDia, Maxxi e Sam’s Club.