A cena é típica de fim de ano. Ruas e lojas movimentadas para as compras de fim de ano, que devem deixar os centros comerciais de Curitiba com movimento intenso nos próximos dias, passando pelo fim de semana até a véspera do Natal. Na Rua XV, principal ponto comercial de Curitiba, a movimentação de consumidores era muito grande, nesta quarta-feira (18). E assim vai ficar até a véspera do Natal.
Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em parceria com o Sebrae/PR, a maior movimentação no comércio estava prevista exatamente para esta semana que antecede o Natal, com 39% dos consumidores planejando adquirir presentes neste período.
Outros 5,7% são aqueles que deixam para a última hora, fazendo suas compras entre a antevéspera e a véspera do Natal. Isso acontece porque amanhã acontece o pagamento da segunda parcela do 13º salário.
Ceia
A ceia de Natal dos brasileiros está 9,54% mais cara neste ano, em comparação com o final do ano passado, segundo levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.
Com base nas informações do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a entidade aponta que as altas de itens como batata, azeite, arroz e alho, ao longo de 2024, foram as maiores responsáveis pelo encarecimento da cesta de alimentos que integra o jantar natalino.