
As geadas da semana passada no Paraná, algumas de intensidade forte, causaram uma piora nas condições de algumas culturas do Estado. Embora ainda sejam dados preliminares, milho e trigo podem ter perdas.
Os dados estão no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 26 de junho a 2 de julho.
Com relação à segunda safra de milho, as lavouras apresentavam 71% em condições boas, já nesta semana esse número diminuiu para 68%. Em condição mediana, o número permaneceu em 18%. Já em condição ruim passaram de 11% para 14%.
Nesta semana, 76% das lavouras atingiram a fase de maturação, possivelmente as colocando fora de risco em relação a futuras geadas. 26% se encontram na fase de frutificação, mais suscetíveis a novas geadas.
TRIGO – O trigo também apresentou uma piora nas lavouras desencadeada pelas geadas da última semana. A área plantada, que se encontrava 99% em condições boas e 1% médias na semana passada, passou para 84% boas, 9% médias e 7% em condições ruins.
Os prejuízos só poderão ser calculados quando as lavouras alcançarem a fase de frutificação. Nesta primeira quinzena de julho não há previsão de geada com potencial de danos ao trigo nos próximos dias.
Preços das principais olerícolas já oscilam com as geadas
Os preços de algumas das principais olerícolas comercializadas na Ceasa de Curitiba passaram por oscilações desde o início da semana passada por conta da ocorrência das geadas. Neste período em que sete dos 17 produtos analisados apresentaram alta, oito se mantiveram com preços estáveis e dois tiveram baixas.
Os mais afetados neste cenário foram a alface, o chuchu e a couve-flor, que diminuíram a oferta. Por outro lado, a batata salsa e a cebola apresentaram queda nos preços por conta do abastecimento completo destes produtos nos mercados.