
Um produto paranaense faz sucesso no País e no exterior nos últimos anos. A goiaba de Carlópolis é uma das principais atrações brasileiras na Fruit Attraction evento que começou na terça-feira (30) e vai até esta quinta-feira (2) em Madri, na Espanha, e que está em busca de conquistar mercado para a fruta.
Entre os anos de 2020 e 2024, a Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC) exportou mais de 340 toneladas de goiaba para o exterior, sendo a Europa o principal destino.
Eduardo Aparecido da Silva, representante da Cooperativa Agroindustrial de Carlópolis (COAC), afirma que já no primeiro dia da Rodada de Negócios, realizada na Feira, foram realizados mais de dez contatos promissores.
“Estamos trabalhando nessas negociações para que a Cooperativa possa vender diretamente aos distribuidores e consumidores. Este é o nosso principal objetivo com a nossa participação na Fruit Attraction e a resposta é 300 a 400% superior ao que a gente tinha imaginado inicialmente”, afirma Eduardo.
A participação da COAC se deu através de um edital da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que selecionou 20 empresas brasileiras que integram a Missão Comercial com o apoio da CNA, Sebrae, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
“A aceitação tem sido extraordinária. A qualidade apresentada, o sabor e a questão de ser uma fruta exótica para os europeus têm chamado a atenção de dezenas de potenciais compradores”, conta Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR.
Sucesso da goiaba é resultado de trabalho de mais de 10 anos
A boa aceitação da goiaba de Carlópolis na Espanha é fruto de um trabalho iniciado em 2015, no Norte Pioneiro. Odemir lembra que há cerca de dez anos foi identificado o potencial produtor de goiaba na região.
“Desde então, o Sebrae/PR, em parceria com a prefeitura da cidade, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), trabalhou para capacitar os pequenos produtores para atingir uma fruta de qualidade internacional”, salienta o consultor.
A goiaba de Carlópolis tem a certificação GlobalGAP e o registro de Indicação Geográfica (IG).
A GlobalGAP (Good Agricultural Practices) é um sistema de certificação voluntária que estabelece padrões internacionais de Boas Práticas Agrícolas que garante a segurança dos alimentos, a saúde e segurança dos trabalhadores e a proteção ambiental.
Já a IG reconhece e protege a origem de produtos ou serviços ligados a uma determinada região, destacando suas qualidades e características específicas. É uma forma de agregar valor e credibilidade a produtos e serviços, atestando sua procedência e vinculando-os à sua região de origem.
“Um dia antes do início da Feira, graças ao trabalho em parceria também com a XPortare, visitamos o centro de distribuição de Barcelona para apresentar a nossa fruta e a recepção foi ótima, com perspectivas reais de negócios”, conta Eduardo.
O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello explica que o período em que a comitiva está em território espanhol, entre 28 de setembro e 4 de outubro, está sendo dedicado às oportunidades de negócios direto com distribuidores e consumidores europeus, com o objetivo de negociar as exportações diretas.
“Quando voltarmos para o Brasil, vamos iniciar o nosso dever de casa. Cada um dos potenciais compradores têm características específicas. Precisamos estudar para atender cada necessidade da melhor forma possível. Seja em questão de logística, de melhor ambiente controlado para transporte, além de precificar as exportações para que, também, seja positivo para os pequenos produtores”, comenta.
Norte Pioneiro é referência em produtos agro
O consultor Odemir Capello lembra que há quase 20 anos o Sebrae/PR trabalha no potencial dos produtos agroindústrias do Norte Pioneiro. Além da goiaba de Carlópolis, o café, o morango e os produtos orgânicos tornaram a região um referencial neste tipo de produto.
“O nosso trabalho é fazer com que o pequeno produtor possa aproveitar as oportunidades. Os resultados vem a longo prazo, como é o caso dos excelentes resultados da goiaba e, também, do café da nossa região. Em 2006, quando começamos o trabalho com o café especial, só tínhamos uma marca. Hoje, quase 20 anos depois, já são mais de 50 marcas com destaque no Brasil e no mundo”, destaca.
Ficafé e Feira de Sabores 2025
Para celebrar o café e produtos agroindustriais da região, entre os dias 21 e 23 de outubro serão realizadas a Ficafé e a Feira Sabores do Norte Pioneiro do Paraná. Os eventos celebram a produção local, a cafeicultura certificada e a riqueza do Norte Pioneiro do Paraná.