O ministro da Economia, Paulo Guedes, atacou nesta quarta-feira, 6, o economista Pérsio Arida, um dos criadores do Plano Real e apoiador atualmente do ex-presidente da República e candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. “Ele atira dez e uma, acerta, que foi o real”, afirmou, durante evento da Fucape Business School, em Vitória (ES).

Durante a fala, Guedes criticava estudos feitos por economistas próximos ao PT. O ministro ainda afirmou que Arida “fez congelamento de preços, aconselhou para sequestro de ativos financeiros” e que ele “tentou dolarizar o Brasil”.

Em uma crítica indireta ao ex-presidente Lula, adversário do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano e líder na maioria das pesquisas de intenção de voto, o ministro da Economia disse que beneficiários de programas sociais podem escolher usar os recursos para “tomar uma pinga” e podem “virar presidentes”.

“Você dá dinheiro para mil brasileirinhos e 999 vão fazer a coisa certa. Um vai tomar uma pinga. Às vezes, até vira presidente”, disse Guedes.