Economia

Do primeiro emprego à gerência: a história de Bruno no Condor

Ana Ehlert
Bruno

Bruno dos Santos de Paula, que aos 19 anos teve no Condor a oportunidade do seu primeiro emprego e, atualmente, participa do seu segundo trainee. (Divulgação)

O varejo, além de ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho, é também um espaço de oportunidades para quem quer crescer na carreira, para pessoas acima de 50 anos e aposentados. Ciente deste papel, a Rede Condor, investe na capacitação como forma de valorizar e reter funcionários. Os investimentos na Unizonta, universidade corporativa do grupo, foram ampliados e contam com programas de graduação, capacitação e desenvolvimento.

Leia mais:

Um dos programas, o trainee, formou 107 colaboradores em 2024 – praticamente o dobro que em 2023. Os participantes passam por um treinamento para atuarem em cargos de gestão, como é o caso do Bruno dos Santos de Paula, que aos 19 anos teve no Condor a oportunidade do seu primeiro emprego e, atualmente, participa do seu segundo trainee.

Ele entrou para o Condor como repositor e já atuou como operador e fiscal de caixa e encarregado de setor. Também já participou do trainee para gerente de setor, onde foi aprovado e promovido. Hoje, está no seu segundo trainee, almejando a vaga de gerente geral. “A rede abriu as portas para mim e sou eternamente grato por isso. Também fui presenteado com uma bolsa de estudos para fazer faculdade de administração”, diz ele, cheio de expectativas.

Oportunidades para quem tem mais de 50 anos

Com oportunidades para todas as idades, o Condor também coleciona histórias de colaboradores com mais de 50 anos que fizeram faculdade por meio da Unizonta. Entre essas histórias, está a de Edson Anhaia, que aos 58 anos se formou na faculdade, participou do programa trainee e foi promovido a gerente geral. “O Condor se preocupa com as pessoas dando ferramentas para crescimento profissional e até mesmo pessoal. Aqui, tive a oportunidade de me formar aos 58 anos, dando exemplo para os meus filhos.”

De acordo com a gerente de RH, Charmoniks Heuer, a promoção interna é uma prática constante no grupo. “O programa, além de preparar jovens talentos, faz parte de uma política de crescimento contínuo que contempla diferentes faixas etárias, pois acreditamos na força da diversidade para fortalecer nossas equipes.”

Desenvolvimento de líderes na Rede Condor

Outro destaque é o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), que busca alinhar competências de gestão às metas estratégicas da empresa. Uma das frentes, “Líderes em Ação”, é voltada a gerentes de loja, logística, postos, indústrias, entrepostos e padarias, oferecendo conteúdo prático e aplicado ao dia a dia. Desenvolvido em parceria com o Great Place to Work (GPTW), o programa está estruturado em oito módulos mensais, com formato híbrido, e tem encerramento previsto para novembro. Entre os tópicos abordados estão autoconhecimento, feedback, liderança humanizada, delegação e engajamento.

Já o PDL – Líderes em Transformação, concentra-se em encarregados, chefes de pista e gerentes de setor. Com encontros mensais que combinam teoria e prática, o programa incentiva a aplicação imediata das ferramentas nas lojas. Algumas unidades foram designadas como “Lojas Escola” para promover troca de experiências e aprendizagem coletiva, fortalecendo a integração e acelerando a difusão de boas práticas.