Economia comércio

De olho no Natal, Curitiba estende horário do comércio a partir desta sexta-feira

A partir de 1º de dezembro, comércio de rua pode funcionar até as 22 horas e nos finais de semana

Rodolfo Luis Kowalski
COMERCIO

Região central vai ficar mais movimentada para as compras de Natal (Franklin de Freitas)

O final de ano se aproxima, um período de festas e consumo aquecido. E para atender a alta na demanda de consumidores, o comércio paranaense poderá a funcionar em horário estendido a partir da próxima sexta-feira (1º de dezembro), conforme estabelece Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) celebrada entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba (Sindicom) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Curitiba e Região Metropolitana (Sindilojas).

O documento, protocolado em agosto deste ano no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e válido para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), determina que entre os dias 1º e 23 de dezembro as empresas do comércio poderão trabalhar com seus empregados até às 22 horas, de segunda a sexta-feira. Já nos dias 9, 16 e 23 de dezembro (sábados), o horário será até às 21 horas; e nos dias 10 e 17 de dezembro (domingos) a utilização do trabalho dos empregados integrantes da categoria será das 10 às 19 horas.

Já na véspera de Natal (dia 24 de dezembro, um domingo) fica facultado o funcionamento do comércio (e a utilização do trabalho dos integrantes da categoria, consequentemente) do horário das 10 às 18 horas.

O horário natalino de funcionamento do comércio, que consta nas cláusulas vigésima nona (29ª) e trigésima (30ª) do acordo registrado junto ao MTE, estabelece ainda que as empresas deverão respeitar a jornada de 8 horas diárias e 44 horas semanais dos trabalhadores, com a possibilidade de duas horas extras diárias em dias úteis. Já aqueles empregados que trabalharem nos dias 10 ou 17 de dezembro (domingos) poderão optar por folga nos dias 12 ou 13 de fevereiro do próximo ano, além de folgarem até às 13 horas do dia 14.

Natal de Curitiba

Principal centro de compras de rua de Curitiba, o calçadão da Rua XV de Novembro também se veste para o Natal nesta época do ano. O calçadão da Rua XV de Novembro e o seu entorno se transformaram em um grande corredor de atrações natalinas. Ao longo de um quilômetro e meio de percurso, o público “esbarra” em sete atrações variadas, que vão desde a imponente roda-gigante ao show de projeção de imagens na fachada do Paço Municipal. Basta se programar para aproveitar ao máximo o roteiro.

A concentração dessas atrações natalinas no Centro da cidade não só traz alegria e encanto para as pessoas, mas também serve como um impulso significativo para a economia local, já que atrai milhares de pessoas. Dados da Associação Comercial do Paraná (ACP) apontam que a região central abriga cerca de 6.700 estabelecimentos comerciais.

Nas ruas
Dicas para fazer suas compras com mais segurança