
A época mais alegre do ano está chegando: o Carnaval. E, como tradição, as pessoas que saem para curtir as festas durante esse período, seja em casa ou na rua, costumam usar fantasias e adereços carnavalescos.
Com a proximidade do Carnaval, que acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro, o movimento nas lojas de fantasias e embalagens já começa a aumentar. Isso foi perceptível na Sete Festas durante esta penúltima semana de janeiro. “Está saindo bastante material de decoração. Hoje mesmo estamos finalizando uma venda de perucas para uma escola de samba”, conta o gerente de compras Daniel Bartel.
Comparada ao ano passado, a procura por artigos carnavalescos ainda é baixa. Isso porque no ano anterior o Carnaval foi comemorado na metade de fevereiro, e as pessoas tiveram mais tempo para se programarem. Apesar disso, as projeções para o faturamento são altas e animam os lojistas. A Sete Festas, por exemplo, investiu na mesma quantidade de produtos do ano passado.
O Carnaval é uma época em que a criatividade aflora. Personagens cinematográficos ganham vida por meio de fantasias e também há espaço para as cores e brilhos. Quem prefere usar os acessórios tradicionais, pode adquirir saia havaiana por R$ 13,90, cartolas por R$ 3,90 e máscaras a R$ 3,90. Para os foliões que gostam de enfeitar suas casas, as decorações variam entre R$ 18,90 e R$ 35,00.
Mas não são apenas os empreendedores que trabalham com o ramo de decoração que faturam mais durante essa época festiva.
O Carnaval movimenta a economia do país em diversos segmentos. Em 2023, a folia movimentou mais de R$ 8 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Além disso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) projeta faturamento até 15% superior ao do ano passado.
E já tem lojistas esperando pela Páscoa
As decorações natalinas saíram da vitrine e já deram espaço para as de Páscoa. É assim na Sete Embalagens, que já está a postos para receber os clientes que enfeitam as casas para o período pascoal. Falta pouco mais de um mês para a Páscoa, contudo, desde o dia 8 de janeiro, quando a loja retornou do recesso, os consumidores procuram artigos de decoração para Páscoa.
Como a procura é alta em quase todos os anos, os proprietários preferem deixar o Carnaval de lado e investem em variedades de enfeites para a Páscoa, especialmente em linhas de louça para mesa posta. “A Páscoa é o segundo Natal do curitibano. O pessoal está animado para enfeitar as casas. Ontem mesmo fiz duas grandes vendas de decoração de Páscoa”, conta a vendedora Jéssica Medeiros.