
Em breve, os consumidores brasileiros acostumados a terem ‘o mundo na palma da mão’ para comprar o que quiserem terão acesso a produtos do Paraná. Isso porque, 30 empresas do Estado foram selecionadas para venderem seus produtos na Shopee, marketplace que conecta vendedores e consumidores no Brasil.
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A Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Estado, iniciou nesta semana mais uma edição do projeto de incubação de lojistas locais para comercialização online na Shopee, marketplace, que conecta vendedores e consumidores. A aula inaugural online contou com a participação das empresas paranaenses selecionadas para o projeto.
A iniciativa integra as “Trilhas de Bionegócios”, uma metodologia desenvolvida pelo programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), da Invest Paraná, que representa um modelo inédito no Brasil de capacitação e valorização da bioeconomia. O objetivo é apoiar empreendedores paranaenses na adequação de seus produtos às exigências do mercado, promovendo capacitações, conexões comerciais e, em alguns casos, rodadas de negócios.
Como é feita a seleção dos participantes?
O diretor de Desenvolvimento Econômico da agência, Rogério Chaves, explica que o trabalho é personalizado e orientado conforme o perfil e demandas dos participantes. “Buscamos entender o estágio de maturidade de cada negócio, tanto no ambiente digital quanto em aspectos como embalagens e logística. Esse mapeamento orienta as capacitações para que sejam mais assertivas”, destaca.
No ano passado, a parceria com a Shopee resultou em uma seção exclusiva no app “Do Paraná para o Brasil” para a comercialização de produtos paranaenses. Neste ano, a incubação prevê, até novembro, encontros virtuais semanais oferecidos pela Invest Paraná e pela Shopee. As lojas virtuais estarão disponíveis na plataforma em dezembro.
“Queremos apoiar cada vez mais empreendedores a vender online e a escalar seus negócios”, destaca Luciana Hachmann, head de Relações Governamentais na Shopee.
Novidades incluem fotos na Shopee
Entre as novidades desta edição está um workshop presencial, que deve acontecer em outubro, para produção de fotos dos produtos que vão ilustrar os anúncios na plataforma online.
Outra novidade é a gamificação do programa, que permite ao incubado acompanhar visualmente a jornada de aprendizagem por meio de um mapa ilustrado que mostra em que ponto estão na incubação. Ao longo do processo, os empreendedores acumulam selos de qualificação e, ao final, recebem o “Selo de Loja Bioeconomia Paranaense”.
“Esse selo poderá ser usado nas lojas virtuais, redes sociais e rótulos dos produtos, comunicando ao consumidor que se trata de um empreendedor em formação que está qualificando sua presença no e-commerce”, explicou Chaves.
Para quem não pôde participar da incubação, a Invest Paraná deve lançar em outubro o Guia de Comercialização Online, com orientações para empreendedores que desejam ingressar ou se aprimorar no mercado digital. O material fará parte de uma biblioteca de publicações do programa VRS, disponível no site oficial
Shopee, bionegócios e outras trilhas
Além da incubação VRS Shopee, a Invest Paraná também concluiu neste mês a primeira Jornada Empreendedora em Pós-Colheita de Hortaliças, realizada com produtores da região do Miringuava, na Região Metropolitana de Curitiba.
O ciclo de seis meses incluiu diagnóstico de mercado, capacitação, adequação e criação de rotulagem dos produtos e conexões comerciais. O trabalho foi encerrado com a participação na feira Sabores do Paraná, onde os 11 produtores atendidos puderam apresentar e comercializar seus produtos ao consumidor final.