Imagem meramente ilustrativa (Franklin de Freitas)

A inflação em Curitiba e região superou a média nacional em março deste ano, aponta Fecomércio PR com base no índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A elevação foi de 0,76% na capital paranaense, uma das mais altas do país, empatando com Porto Alegre. No mesmo período, o índice geral do Brasil ficou em 0,56%. Em março, os grupos que mais impactaram o orçamento dos curitibanos foram Vestuário (+1,65%), Alimentação e Bebidas (+1,34%) e Transportes (+1,00%).

Para o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, a inflação tem sido impactada pela atual dinâmica do mercado de trabalho, especialmente em regiões com maior aquecimento econômico.

“A dinâmica no mercado de trabalho vem contribuindo para a aceleração inflacionária no Brasil e em Curitiba e Região Metropolitana, influenciando principalmente os preços dos serviços”, analisa Dezordi.

Em 12 meses, o IPCA geral acumulou inflação de 5,48% na economia brasileira e de 5,43% em Curitiba e Região Metropolitana.