
Está aberta a temporada das liquidações com saldões pós-Natal com até 80% de desconto. Esse movimento tradicional de início de ano serve para as lojas trocarem seus estoques, e lançarem os produtos mais típicos para esta época do ano, passados os períodos do Natal e Ano Novo.
Também é quando grandes redes promovem a queima de estoques, tradicionalmente na primeira sexta-feira do ano. É o caso da tradicional Liquidação Fantástica do Magazine Luiza. Nesta sexta as lojas abrem mais cedo, às 7 horas. A promoção também é aberta no site e no aplicativo, onde segue até as 23h59.
De acordo com o Magazine Luiza, a liquidação inclui, Smart TVs, notebook, smartphones, tablets, materiais de construção, móveis, roupas, perfumaria e eletrodomésticos.
As Casas Bahia também deu início à campanha Liquidação Super Fantástica, que acontece durante todo o mês de janeiro de 2025. Inspirada no universo geek, a ação apresenta personagens como Parcelástico, Homem Quebra Preço, Super Crédito, Homem Queima Estoque e Caçadora de Ofertas, que representam os principais atrativos promocionais da campanha.
A ação inclui produtos como smartphones, eletrodomésticos, móveis e itens de tecnologia, com descontos, queima de mostruários e opções de parcelamento em até 30 vezes sem juros no cartão Casas Bahia ou 24 vezes no carnê.
O Carrefour também realiza o Saldão Bota-fora na primeira semana de janeiro, com descontos de até 70% em produtos de bazar, eletrônicos e têxtil.
A Amazon já deu início à promoção de volta às aulas, que terá validade até o dia 28 de fevereiro. Os descontos são de até 40% de desconto. É possível conseguir descontos progressivos a partir da compra de cinco itens
No comércio de Curitiba, as saldões pós-Natal em lojas de rua já começaram logo depois do Natal, no dia 26. As lojas anuncia liquidação, com descontos que vão de 50% a até 70%.
Mas, como em qualquer situação envolvendo promoções, o consumidor deve ficar atento para não acabar iludido com falsos descontos. Além de pesquisar preços, tomar cuidado com relação ao estabelecimento em que fará a compra online, optando por lojas que tenham tradição e idoneidade.
Veja dicas para organizar sua vida financeira neste início de ano
O consumidor tem sempre uma dor de cabeça no início de todo os anos. Despesas como IPVA, IPTU, renovação de seguros e compra de material escolar costumam pesar no orçamento de janeiro, enquanto as faturas das festas de fim de ano ainda refletem os gastos extras de dezembro.
Sem planejamento, é fácil perder o controle e começar o ano no vermelho, acumulando dívidas que podem comprometer os próximos meses.
Por isso, organizar a vida financeira é fundamental para quem deseja iniciar 2025 com mais segurança e tranquilidade. Derly Luz, consultora financeira cadastrada no GetNinjas e fundadora da empresa de planejamento financeiro DL Wealth management, destaca que com algumas atitudes simples, como controle de despesas e consumo consciente, é possível manter as finanças sob controle.
Confira as dicas práticas da especialista para começar o ano com o pé direito.
- Assuma o controle das suas finanças
O primeiro passo para organizar suas finanças é entender sua situação atual. Registre todas as receitas e despesas mensais, seja em papel, planilhas ou aplicativos. Quando você dá destino a cada centavo que recebe, está assumindo o controle do seu dinheiro. - Planeje o destino de cada centavo antes de receber
Lembre-se: o dinheiro nunca sobra. O ideal, para ter clareza na tomada de decisões financeiras, é planejar estrategicamente como você irá direcionar os valores que ainda vai receber. - Crie um fundo de emergência
Não espere sobrar dinheiro para começar a montar sua reserva, pois sempre haverá algo que irá postergar essa decisão.
Lembre-se de utilizar esse fundo apenas em situações imprevistas e inadiáveis, situações que de fato irão comprometer sua saúde financeira. - Defina suas prioridades e Compre com consciência
Antes de realizar qualquer compra, analise se essa tomada de decisão é de fato uma prioridade que não pode ser adiada ou apenas um desejo momentâneo para usar o recurso financeiro em bens de consumo.
Outra estratégia para gastar de forma mais consciente é priorizar pagamentos à vista, seja em dinheiro ou débito, evitando o acúmulo de parcelas longas que comprometem o orçamento futuro. - Corte gastos desnecessários
Revisite seus gastos e elimine aqueles que são supérfluos ou que oscilam muito. Pequenas substituições podem fazer uma grande diferença, como optar por cartões de bancos digitais, que não cobram anuidade, em vez de cartões tradicionais. Priorize quitar as dívidas de cartão de crédito e cheque especial e evite parcelar a fatura do cartão.
Tente eliminar o vazamento do dinheiro ao evitar pagamento de juros. Se em janeiro o orçamento ficar ajustado, negocie datas e se for viável parcele o pagamento do IPTU e fracione as compras do material escolar. Priorize as decisões financeiras que irão aumentar seu patrimônio e proporcionar paz financeira, e diminua as despesas que não prejudiquem sua qualidade de vida.