INSS convoca 500 novos peritos médicos e promete reduzir filas; Paraná será contemplado

Nomeações começaram nesta quarta-feira (30), e primeiras posses devem ocorrer em agosto

Isabelle Sales
inss aposentados

INSS/Previdência (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Após 15 anos sem concurso público, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o reforço no atendimento das perícias médicas com a nomeação de 500 novos peritos médicos federais aprovados em seleção do Ministério da Previdência Social. O anúncio foi oficializado nesta quarta-feira (30), com a publicação dos nomes dos primeiros 250 profissionais no Diário Oficial da União.

O objetivo é reduzir as filas e agilizar o atendimento, especialmente nas regiões com maior demanda por perícias. Ao todo, 235 municípios serão beneficiados nesta fase.

As regiões Norte e Nordeste concentram o maior número de novos profissionais. São 88 peritos no Norte, com aumento de 46,56% na capacidade de atendimento, e 268 peritos no Nordeste, com incremento de 36,31%.

Já o Centro-Oeste terá aumento de 28%, enquanto Sudeste e Sul, onde o número de peritos é maior, terão reforços mais modestos: 5,2% e 2,7%, respectivamente.

Paraná também será contemplado

No Paraná, oito cidades receberão novos peritos: Campo Mourão, Cianorte, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Paranaguá, Paranavaí e Umuarama.

Os profissionais nomeados nesta primeira etapa devem tomar posse já em agosto.

Concurso teve quase 14 mil inscritos

O concurso, realizado no dia 16 de fevereiro de 2025 pelo Cebraspe, contou com quase 14 mil candidatos. A contratação dos peritos é considerada estratégica para destravar benefícios parados e acelerar o atendimento de novos pedidos de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e outros serviços que dependem de avaliação médica.