INSS
INSS (Crédito: Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou na última sexta, 2 de maio, que está finalizando um plano emergencial para reembolsar os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos de entidades associativas. Conforme a notícia veicula na Agência Brasil, uma proposta será enviada à Casa Civil nos próximos dias e, em seguida, apresentada ao Conselho Nacional de Justiça, ao Ministério Público Federal e à Defensoria Pública da União.

“A proposta está em fase final de elaboração e, tão logo seja concluída, será submetida no início da próxima semana à Casa Civil da Presidência da República, para posterior apresentação ao Conselho Nacional de Justiça, ao Ministério Público Federal e à Defensoria Pública da União”, informou a AGU (Advocacia-Geral da União).

INSS prepara reembolso; medida é determinação de Lula

A medida responde a uma determinação do presidente Lula e vem após operação conjunta da Polícia Federal e da CGU que identificou fraudes em descontos aplicados entre 2019 e 2024, envolvendo cerca de R$ 6,3 bilhões.

O novo presidente do INSS anunciou abertura de procedimentos administrativos contra entidades suspeitas de corrupção. A AGU também instaurou investigações preliminares para apurar a conduta de agentes públicos envolvidos no esquema.

O escândalo levou à exoneração do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ao afastamento de outros gestores e à saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi. Ele será substituído por Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta.