Gustavo Selig, presidente da Ademi, ressalta que esta valorização está ligada aos aumentos de custos de insumos, como preço do terreno, mão de obra e material de construção. De acordo com a Ademi, houve um aumento de 71% a 105% no preço médio dos terrenos à venda na Capital, apenas nos últimos quatro anos. O terreno é o insumo que tem maior impacto no custo da construção civil.
Este cenário foi elaborado considerando a variação do preço do metro quadrado privativo dos apartamentos novos na capital, de dezembro de 2008 a maio de 2012, e o porcentual correspondente ao valor de permuta dos empreendimentos, variando de 15% a 18% do Volume Geral de Vendas (VGV).
Para Selig, esse aumento é resultado da especulação imobiliária que aconteceu no período, causando distorções no mercado. O terreno não pode subir acima do preço do imóvel e, em muitos casos, a alta foi muito superior à apontada na projeção. Além disso, um terreno no Água Verde, Batel, Cabral e Alto da XV não pode ter o mesmo preço de outro, com as mesmas área e características, no Pinheirinho ou Xaxim, exemplifica.
O custo de mão de obra, incluindo remuneração e encargos, tem a segunda maior participação no Custo Unitário da Construção (CUB) na capital paranaense. Estudo realizado pela Ademi/PR, que compreendeu a análise das variações do índice calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/PR) no último quadriênio, prevê um aumento de 45% em maio de 2012, em relação a dezembro de 2008. O presidente da Ademi/PR explica que isso aconteceu em função do aquecimento do mercado, ante a escassez de mão de obra qualificada.
A projeção da Ademi/PR revelou ainda que o custo dos materiais de construção teve alta de 5%, em média, nos últimos quatro anos.
Dados divulgados no início de agosto pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostram que o preço médio do metro quadrado da casa própria no Brasil saltou para R$ 6.727 em julho, com alta de 1% no mês. Com a metragem a esse valor, um apartamento de 80 m² custa, em média, R$ 538 mil no País. (AE)