Intec abre edital para seleção de empresas ou startups paranaenses com propostas inovadoras

Para se candidatar a uma vaga, os participantes precisam demostrar inovação em seu projeto, conforme critérios que serão avaliados por uma banca examinadora

Redação Bem Paraná com AEN
fachada_intec_2

Foto: Hedeson Alves/Tecpar

A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) abriu edital para novos ingressos de empresas ou startups no seu programa de incubação. O certame irá selecionar 11 empresas de base tecnológica que tenham propostas de produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores.

Para se candidatar a uma vaga, os participantes precisam demostrar inovação em seu projeto, conforme critérios que serão avaliados por uma banca examinadora.

Criada em 1989 para estimular a geração e instalação de empresas de base tecnológica no Paraná, a Intec foi a primeira incubadora do Estado com este perfil. Ao longo de sua história já deu suporte a mais de 100 negócios inovadores.

Ampliação

Segundo o gerente do Creative Hub do Tecpar, Rogério de Oliveira, o edital para novos ingressos está aberto até 2026, e a intenção do instituto é chegar a 20 empresas apoiadas. Atualmente, sete startups de base tecnológica participam do programa de incubação do Tecpar, e outras duas estão em processo de adesão.

“Nosso foco são empresas de base tecnológica, ou seja, empresas que investem em tecnologia nos seus processos, no desenvolvimento de seus produtos, e que sejam preferencialmente empresas de hardware. Além disso, é importante que, além de promover o desenvolvimento econômico, estes projetos busquem promover um impacto positivo na sociedade”, observa.

O edital prevê que o processo de incubação seja destinado a empresas que atuem nas seguintes áreas temáticas: saúde, saúde pública e atenção à saúde; bioprodutos; tecnologias para turismo; cidades inteligentes; e sustentabilidade ambiental e energias renováveis.

Ao ingressarem na Intec, os empreendedores passaram a percorrer duas “trilhas”, de negócio e de tecnologia. Essas trilhas têm como fases a implantação da empresa, seu crescimento, a consolidação comercial e sua graduação; e, ainda, o desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia que é alvo da incubação.

Infraestrutura

A incubadora conta com duas modalidades de incubação: residente, no Câmpus CIC do instituto, e não residente. Em ambos os casos a empresa terá à disposição valores especiais para ter acesso à infraestrutura do Tecpar para apoio tecnológico, como serviços de calibração, de ensaios laboratoriais físico-químicos e microbiológicos, de certificação da conformidade e de informação e extensão tecnológica.

Existe ainda a possibilidade de apoio na captação de recursos e na submissão de projetos em parceria, para que a tecnologia se torne viável, já que, segundo Moreira, um grande desafio das startups e empresas de tecnologia é obter recursos para alavancar os projetos.

Na incubadora, o empreendedor contará ainda com serviços de assessoria e consultoria especializados, bem como acesso a um laboratório com serviços de impressão 3D e de prototipagem de placas de circuito impresso.

Para obter informações sobre como participar do programa acesse o edital que está disponível no site do Tecpar.