Dia dos Pais inaugura datas marcantes para o comércio no segundo semestre (Franklin de Freitas)

Segundo sondagem feita pela Fecomércio-PR e pelo Sebrae/PR, 53,9% dos paranaenses vão presentear os pais neste ano, redução de 6,9 pontos percentuais em relação a 2022. A data é a primeira entre as mais importantes do segundo semestre.

“O Dia dos Pais inaugura as principais datas comemorativas do segundo semestre com a indicação de que mais da metade da população pretende presentear nesta ocasião, mesmo havendo retração na intenção de compras com relação ao ano passado”, diz o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

Mas, apesar disso, o valor do presente deve ficar ligeiramente maior. “O tíquete médio aumentou ligeiramente em relação à 2022 e a qualidade do produto continua sendo a principal influência para decidir a compra”, diz.

Quem vai presentear este ano pretende gastar mais, o que elevou o tíquete médio em 1,8%, passando de R$ 135,16 em 2022 para R$ 137,62. De modo geral, com 37,9%, os presentes devem custar até R$ 100,00. Os filhos que comprarão recordações na faixa de R$ 151,00 a R$ 200,00 somam 24,3% e os que vão gastar entre R$ 101,00 e R$ 150,00 são 22,3%. Os que vão desembolsar mais de R$ 200,00 representam 15,5%.

Entre quem não irá presentear, o principal motivo é o pai ser ausente ou falecido, com 71,7% das justificativas. Em 2022, os que não presenteariam por causa da ausência da figura paterna, em qualquer aspecto, correspondia a 63,5%, um aumento de 8,2 pontos percentuais.

Mora longe — Outro motivo para não comprar presente nesta data é pelo pai morar longe, com 15,8% ou por não comemorar a data, com 6,8%. A situação financeira ou o desemprego representa apenas 2,3% dos empecilhos para não presentear.

Ao contrário do que se possa pensar, preço não é a prioridade na hora de presentear. A qualidade do produto vem em primeiro lugar, com 33,3%, seguido pelo bom atendimento do vendedor, com 23,2%.

A qualidade no atendimento em vendas vem se destacando a cada ano, passando de 11,6% em 2021, para 14,8% em 2022 e atingindo 23,2% em 2023, o que traz um alerta para as empresas investirem em cursos e treinamentos para qualificar suas equipes.

Descontos e promoções são fatores de decisão para apenas 16,7% dos consumidores e preço baixo influencia 14,7%.

Cartão de crédito ainda é o meio mais usado para pagar pelo presente na data
Apesar do cenário macroeconômico desafiador no último ano, as datas comemorativas ainda garantem o movimento do comércio varejista. De acordo com pesquisa realizada pela Wake, em parceria com a Opinion Box, o Dia dos Pais deve movimentar o setor de consumo com otimismo dos consumidores.

Dentre os que pretendem comprar presentes na data, a pesquisa demonstra confiança do consumidor nos meios de pagamento eletrônico: 71% deles preferem fazer compras com cartão de crédito a prazo, seguido por pix (36%), cartão de débito (20%) e só então dinheiro (17%), boleto (5%), transferência bancária (3%).

A pesquisa revela ainda que as compras on-line devem predominar sobre as vendas em loja física, mas que estas ainda não perderam a importância. De acordo com os dados apurados, 42% dos consumidores já dão preferência aos aplicativos das lojas, seguido por 38% que ainda optam pelas lojas físicas.

Os sites de busca (35%), e-commerce/lojas online (30%), sites comparadores de preço (25%) e instagram (23%) alimentam esse ranking mostrando o potencial do e-commerce no país.

“A pesquisa ressalta a evolução do e- commerce, que tomou fôlego nos pós pandemia e vem se destacando como escolha do consumidor. O estudo também indica um cenário favorável para o Dia dos Pais e traz dados que podem orientar os lojistas sobre as melhores estratégias a serem adotadas para alcançar boas vendas na data”, explica Flávio Nijs, diretor-geral de Experience da Wake.

Ainda com relação à intenção de compra, o levantamento aponta que os consumidores deixam para comprar os presentes de última hora: 37% deles disseram que pretendem comprar na semana do Dia dos Pais, 25% com duas semanas de antecedência e 21% com mais de duas semanas. O levantamento demonstra ainda que 66% dos entrevistados buscam benefícios nos preços e promoções e 44% fazem suas escolhas de olho em vantagens no frete. Para esse ano, predominam escolhas como artigos de moda (45%) seguido por eletrônicos (26%), liderando a preferência.

“Mesmo com essa instabilidade econômica desde a pandemia, dá para ver que as pessoas estão apostando em uma melhora do cenário de uma forma geral. Os números apurados mostram que bons preços e promoções, além de vantagens no frete, podem incentivar a decisão de compra e alavancar boas vendas, além de trazer uma questão a mais da possibilidade de fidelização do cliente, quando a jornada é satisfatória”, analisa Nijs.

Confira a pesquisa na íntegra: https://materiais.wake.tech/pesquisa-dia-dos-pais-2023

A pesquisa foi feita entre os dias 5 e 10 de julho de 2023 e o grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 2.9 pontos percentuais. Foram ouvidas 1.123 pessoas, com idade acima de 16 anos.PR) e mora desde 2018 em Curitiba. Ela conta que até pretende algum diar comprar um imóvel próprio, mas que não sabe quando isso vai acontecer. “Ter um imóvel próprio é comprometimento demais, você acaba ficando meio que preso àquele lugar. Não sei quando vou estar pronta para ter esse vínculo com alguma cidade e ainda tem a questão financeira. Então o aluguel é uma alternativa para ter o meu canto de uma maneira que não seja [assumindo] um compromisso financeiro eterno”, explica.

Dados
Vendas em 2022 superaram 2021

Levantamento realizado pelo Serasa Experian revelou que, em 2022, as vendas do comércio no Dia dos Pais tiveram o crescimento mais expressivo desde 2011, sendo 7% na semana comemorativa e 5% no final de semana da data, em comparação com o ano anterior.