fazenda rio grande
Foto: Eliel de Ramos

Cidades Inteligentes ganham cada vez mais notoriedade no Brasil e no mundo devido a necessidade de medidas que desaceleram o aquecimento global, reduzindo a extração de matérias-primas e oferecendo qualidade de vida aos moradores.

Curitiba é destaque desde a implantação do sistema de transporte público da cidade. De lá pra cá, além de mobilidade urbana, a capital do Estado começou a investir cada vez mais em projetos sustentáveis, ganhando o prêmio de Cidade Mais Inteligente do Mundo em 2023, um oferecimento do World Smart City Awards, organização sediada em Barcelona. Na última semana, mais um prêmio foi destaque, o de Cidades Excelentes, concedido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, que elege a capital mais eficiente e com a melhor gestão pública. Foi a terceira vez consecutiva que Curitiba ficou com a premiação.

O sucesso de Curitiba reverberou nas cidades vizinhas. Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana, por exemplo, prepara uma lei de incentivo à inovação, pesquisa científica, tecnologia no ambiente produtivo e criação do ecossistema municipal de inovação. O anúncio foi feito durante o Fazenda Inovação, evento que reuniu centenas de pessoas e uma série de expositores no Centro MultiEventos, em julho deste ano.

Boom imobiliário, populacional e de investimentos

Além de se destacar pelo crescimento populacional (82% de acordo com o último Censo), Fazenda Rio Grande também experimenta um momento de crescimento imobiliário. O avanço do município exige planejamento ordenado, de acordo com Gastão Gonchorovski, diretor-geral da Indespar, empresa do setor de incorporações, desenvolvimento e transações imobiliárias. “Fazenda Rio Grande está em um trajeto de crescimento promissor e nós, do setor privado, estamos comprometidos em aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem a partir deste avanço, com responsabilidade social e ambiental, auxiliando diretamente na transformação do ambiente de negócios. Para tanto, entendemos a necessidade de uma expansão ordenada e consciente, para que a população tenha qualidade de vida”, destaca.

A chegada e instalação de grandes empresas e indústrias são atrativos para que cada vez mais pessoas procurem moradias no município, distante apenas 31 km do centro da capital e com boa infraestrutura de rodovia pela BR-116. “Os setores de serviços, indústria e comércio impulsionam a economia local, tornando Fazenda Rio Grande um pólo atrativo para empresários, investidores e novos moradores que chegam em busca de um lugar para estabelecer vínculos. A cidade é muito hospitaleira”, acrescenta Gonchorovski.

De acordo com o último Censo divulgado em junho deste ano, a atual população do município é de 148.873 habitantes, números que devem aumentar ainda mais à medida que o governo do Paraná anuncia a chegada de investimentos trazidos por multinacionais para o Estado. Só em dezembro foi divulgado um aporte da ordem de R$ 9 bilhões pela Invest Paraná. “Recebemos com entusiasmo essas notícias, pois o investimento de grandes empresas movimenta a economia, gerando a necessidade de mão-de-obra e moradia para diversas regiões paranaenses, inclusive a que estamos inseridos, no Eixo Sul Metropolitano”, finaliza o diretor-geral da Indespar.