O curso de produção de pães será um dos destaques de agosto no Liceus de Ofícios da Prefeitura de Curitiba. Serão mais de 200 vagas em 12 cursos gratuitos para qualificação e abertura de novos caminhos. Os cursos são gratuitos.
Leia mais:
A capacitação é nas áreas de gastronomia, beleza, saúde e cuidados pessoais, como os cursos de técnicas de confeitaria básica, produção de pães, doces e salgados, corte feminino e escova, cuidador de idosos, aperfeiçoamento para manicure e pedicure, modelagem e henna para sobrancelhas.
Os cursos são abertos a todos os interessados, mas é preciso se inscrever pelo site aprendere.curitiba.pr.gov.br, onde também está a programação.
Liceus de Ofícios e a transformação social
A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e é desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e tem o objetivo de promover qualificação gratuita e acessível à população curitibana, impulsionando a geração de renda, o empreendedorismo e a inclusão produtiva.
“O Liceu de Ofícios é uma importante ferramenta de transformação social. Com capacitação gratuita e de qualidade, muitas pessoas conseguem iniciar um pequeno negócio, gerar renda para a família e até criar novas oportunidades de emprego para outras famílias da cidade”, destaca o secretário Paulo Martins.
- Saiba como a Prefeitura de Curitiba ajuda adolescentes em conflito com a lei a reconstruírem caminhos
- Com a Seleção Brasileira, ginasta incentivada pela Prefeitura de Curitiba conquista ouro inédito na Itália
- Prefeitura de Curitiba vai entregar 10 mil mudas de árvores para a população. Veja onde garantir a sua
Entre os destaques da programação, o curso de produção de pães que já aconteceu na Regional do Boa Vista e reuniu alunos com diferentes histórias, mas um objetivo em comum: aprender mais para empreender e gerar renda.
Atualizar conhecimentos em cursos do Liceu de Ofício
É o caso de Daniella Ayres de Mello, que empreende na área da gastronomia há 10 anos, vendendo pães, bolos e doces portugueses. Mesmo com experiência na cozinha, ela buscou o curso de Técnicas em Padaria para se atualizar e aprender mais sobre o mercado.
“Além de novas receitas, como o pão australiano e o pão italiano, estou aproveitando para entender melhor como vender pelos canais digitais, como o WhatsApp. O comportamento do cliente mudou, e a gente precisa acompanhar”, conta.
Um recomeço
Para Diocélia da Fonseca, a gastronomia representou um recomeço. Após trabalhar anos na área de seguros, ela foi desligada da empresa, enfrentou um quadro severo de depressão e chegou a ser internada com complicações de saúde. A virada aconteceu quando decidiu transformar sua paixão pela cozinha em fonte de renda.
“Há três anos vendo empadões no condomínio onde moro. Agora, com o curso de pães do Liceu, quero diversificar os produtos e aprender sobre precificação. Já fiz o curso de salgados e pretendo fazer outros, sempre buscando atualização”, afirma.