Loja queridinha dos apaixonados por tênis abre flagship store em shopping de luxo de Curitiba

Editada por Ana Ehlert
IMG_8076

Loja Vírus abre loja com produtos exclusivos no Pátio Batel, em Curitiba. (Divulgação)

Uma nova flagship store, com novidades exclusivas no mundo dos tênis, foi aberta em um dos endereços mais chiques de Curitiba, o Pátio Batel. Com 20 anos de estrada, a curitibana Virus 41 inaugurou, no último dia 7 de agosto, a nova loja da rede no Pátio Batel.

Leia mais:

A unidade marca um capítulo inédito na história da marca e consolida a posição como um dos principais destinos de fashion sneakers do país. Com uma trajetória que une expertise em curadoria de produtos, estratégia digital pioneira e um olhar atento às microtendências que movem o consumo imediato, a loja é também um manifesto sobre comportamento, gênero, exclusividade e experiência.

Clientes podem encontrar sneakers exclusivos, como novas cores do modelo 9060 da New Balance e a collab Converse x Swarovski, com cristais prateados aplicados por todo o cabedal de lona.

“Essa loja nasce da urgência em oferecer ao público feminino e fashionista de Curitiba uma experiência que até então era exclusiva de mercados como São Paulo, Nova York ou Amsterdã. Produtos de edição limitada, collabs globais e os fashion sneakers mais desejados do momento, confeccionados com materiais premium, chegam agora a um espaço com curadoria, conforto e forte presença local”, explica Andre Lavanhinhi, CEO da Virus 41. 

Novidades da flagship store

Entre as novidades, está um line-up global e seleto de marcas: adidas Originals, On, Asics, Mizuno, Puma, Reebok, Fila e Hoka se juntam aos ícones já consagrados no universo Virus 41, como Nike, Converse, Vans, New Balance, Veja e Cariuma.

“São nomes desejados há tempos pelo nosso público, que agora encontra tudo reunido em um só lugar, com máxima segmentação e curadoria precisa, marcas que confiam no nosso método de trabalho e conhecem a força do nosso posicionamento”, completa.

Mercado de sneakers e tênis

Globalmente, o setor de calçados esportivos deve atingir US$ 146,5 bilhões até 2029, crescendo uma média de 4,6% ao ano. No Brasil, o varejo de calçados faturou cerca de R$ 56 bilhões em 2023, crescimento de quase 20% em relação a 2020.

O público feminino se destaca: metade das vendas de fashion sneakers no país é liderada por mulheres, movimento acelerado desde 2020, com o abandono do salto em favor do conforto, impulsionado pela pandemia e pelo home office.

A Virus 41 é considerada a maior revendedora por porta das marcas Converse, Veja e Vans no país, com cerca de 80% dos SKUs ativos destas marcas em estoque.

O novo endereço não é uma loja comum. A flagship se estrutura como um hub de tendências, onde o consumidor pode comprar online e retirar offline, personalizar seu sneaker na ilha de customização, experimentar ativações exclusivas das marcas e encontrar o que poucas vitrines nacionais oferecem: os produtos mais hypados do momento no universo Fashion.

Efeito viral: redes sociais e microtendências moldam o consumo

No Brasil, metade de todas as vendas de sneakers já é liderada por mulheres, segundo dados do Instituto Propósito, revelando uma mudança permanente nos hábitos de consumo desde 2020, quando o salto alto começou a ceder espaço para o conforto e a versatilidade dos tênis no dia a dia. O fenômeno se intensificou com o boom do modelo Samba, da Adidas, que ganhou um novo olhar se tornando um dos itens mais desejados do streetwear feminino, impulsionado por microtendências e pela viralização nas redes sociais.

É exatamente nesse cenário de consumo ágil, influenciado por comportamento e estética, que a Virus 41 se destaca. Com sete lojas físicas – cinco delas em Curitiba – e um e-commerce responsável pela maior fatia do faturamento, a marca se consolidou como referência em curadoria e experiência. “O consumidor quer saber a história por trás do produto, quer agilidade e um atendimento que respeite sua identidade. Uma loja que só expõe produto é só mais uma loja. A flagship não é só sobre comprar: é sobre pertencer a uma comunidade que entende de moda, comportamento e estilo de vida”, afirma o CEO Andre Lavanhinhi.

O conforto ditando tendências: dados do comportamento de consumo

A busca por conforto e estilo segue movimentando o mercado de sneakers global e nacional. A pesquisa da Grand View Research revela que o segmento feminino de calçados esportivos cresceu a impressionantes 5,5% ao ano de 2022 a 2030, com consumidores priorizando conforto e versatilidade. Já a Market Research Future projeta que o mercado mundial de fashion sneakers femininos alcançará US$ 158 bilhões até 2034, com taxa de crescimento anual de 8,2%, impulsionado pela consciência de saúde, fitness e forte influência das mídias sociais.

Foco no público feminino

Com DNA feminino – 95% da equipe é composta por mulheres – a Virus 41 tem se consolidado como referência em moda urbana voltada ao público que busca estilo, conforto e originalidade. A pandemia acelerou a troca dos saltos pelos sneakers e reforçou o espaço para produtos pensados especialmente para mulheres: com brilho, cetim, renda e detalhes únicos.

“Atualmente, muitas das principais marcas globais já contam com equipes formadas integralmente por mulheres, com o objetivo de conectar as tendências atuais da moda aos modelos icônicos de seus portfólios, promovendo inovação sem perder a essência”.

E, embora o foco da nova flagship seja predominantemente feminino, a marca também se conecta a um público diverso e exigente, que dita tendências e enxerga na moda uma forma de expressão autêntica. Mais do que uma loja de fashion sneakers, a Virus 41 quer ser um ponto de encontro entre identidade, comportamento e estilo.

Curitiba, sim: contra a lógica do eixo Rio-São Paulo

Se para muitas marcas globais tudo precisa passar por São Paulo, a Virus 41 vai na contramão. A nova loja ocupa uma das principais alas do Pátio Batel, shopping que concentra o público mais exigente e fashionista do Sul do Brasil.

A decisão, segundo Lavanhinhi, foi estratégica. “Nosso público-alvo não está nas ruas, como no Soho paulistano. A mulher que buscamos está dentro dos shoppings, quer conforto, segurança, curadoria. Somos atípicos e orgulhosos disso”.

Sobre a Virus 41

Com duas décadas de história, sete lojas físicas e um dos e-commerces mais consolidados do setor, a Virus 41 reafirma seu papel como referência nacional no universo sneaker. Nascida em Curitiba, fora do eixo tradicional Rio-São Paulo, a marca conquistou espaço ao unir curadoria especializada a uma grande variedade de modelos, com sensibilidade para microtendências e uma operação omnichannel sólida, que conecta experiência física e digital.

Com a maior variedade de SKUs da Converse no Brasil e posicionada entre os principais revendedores de marcas como Vans e Veja, a empresa consolida sua flagship store como um marco de inovação e identidade. Mais do que vender tênis, a Virus 41 constrói comunidade, traduz comportamento e entrega moda com propósito.