
Os pequenos e médios negócios do Paraná (PMEs) aparecem entre os cinco maiores mercados do e-Commerce. Esse apontamento faz parte da segunda edição do “Mapa da Logística”, um levantamento da Loggi que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes no segundo trimestre de 2025 no Brasil.
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O estudo mostra que os empreendedores vêm se posicionando estrategicamente no mercado brasileiro — não apenas pela presença em diversas localidades do país, mas também pelo aumento no volume de envios, ou seja, no comércio online, pelo valor agregado de suas mercadorias e pela adoção de modelos logísticos mais flexíveis, acessíveis e eficientes.
Essa pulverização territorial revela um mercado em expansão e maior penetração regional, com um fluxo de vendas e envios das PMEs para a região Sul atinge 18% do volume total, contra 14% registrado para as grandes marcas, confirmando a importância desse mercado para empreendedores digitais e apontando oportunidades significativas de crescimento para o comércio online.
Vestuário e moda lideram as compras online no Sul de PMEs
Entre os produtos mais comercializados no período na região Sul do Brasil, estão: vestuário e moda (1º), cosméticos e perfumaria (2º), serviços financeiros (3º), jogos e brinquedos (4º) e itens de livrarias (5º).
As datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, também foram impulsionadores do avanço das vendas e entregas em todo o país, representando 32% dos volumes de todo o trimestre.
Mais informações e dados do Mapa da Logística podem ser acessados pelo link.
Sobre o Mapa da Logística
O Mapa da Logística é um levantamento da Loggi lançado em 2025 que apresenta a cada trimestre os dados locais e nacionais de envios e entregas, destaca categorias de produtos em expansão, além de trazer insights e ser referência para empresas de todos os tamanhos, em especial pequenos e médios empreendedores que vendem online para se conectarem com novos mercados em expansão e ampliarem suas vendas. Os dados são coletados com base em envios realizados — entre pequenos, médios e grandes negócios, desde quem envia dezenas de pacotes até milhares diariamente — em todas as regiões do Brasil.
Nesta segunda edição, foi analisado o movimento logístico do Brasil no 2º trimestre deste ano, considerando mais de 16 milhões de pacotes enviados em mais de 5 mil municípios conectados nas cinco regiões do país, por uma base de 21 mil empresas de diferentes segmentos e regiões.
Para acessar o material completo, acesse a página oficial da Loggi no link para baixar o PDF de cada trimestre.