Ato de solidariedade (Foto: Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba/Divulgação

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) realizam uma série de assembleias, em porta de fábrica, nesta semana, para manifestar seu apoio e solidariedade à greve dos trabalhadores das montadoras do EUA, que reivindicam melhores salários e condições de trabalho. Trabalhadores da Renault, em São José dos Pinhais, Volvo, em Curitiba, e Methal Company, em Araucária, manifestaram total apoio a luta dos americanos.

“Os metalúrgicos da Grande Curitiba estão junto com os trabalhadores das montadoras americanas na sua luta por melhoria de renda, condições de trabalho e valorização da m~çao de obra. Chega a ser uma vergonha que executivos dessas empresas, que nada produzem, tenham suas remunerações e benefícios disparado enquanto, a dos demais trabalhadores, que são quem, de fato, produzem, não acompanham o mesmo ritmo. Então, nada mais justo do que cruzar os braços para exigir bom senso dessas empresas. A luta é mundial e nossa solidariedade também”, diz o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Greve entra no sexto dia


A greve dos trabalhadores das montadoras, liderada pelo Sindicato americano United Auto Workers (UAW), já está no 6º dia. Trabalhadores de outras fábricas também ameaçam cruzar os braços para exigir melhores salários e proteção dos empregos. Essa é a primeira greve geral dos trabalhadores das montadoras desde os anos 1970.