(André Nojima/Imprensa SMC)

Cerca de 12 mil trabalhadores metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) realizaram um protesto nesta manhã de terça-feira, 2 de maio. Eles pedem a redução da taxa de juros. O protesto faz parte da mobilização nacional contra os juros altos ocorrida também em outros estados onde existem montadoras de veículos.

Os protestos foram realizados nas entradas de turno da Renault (05h e 14h), Volkswagen (5h e 14h), Volvo (07h e 16h), Bosch (05h e 14h), CNH (07h), WHB (6h) e demais empresas da categoria.

Além da redução dos juros, os trabalhadores também pressionam por outras reivindicações como a política de valorização do salário mínimo e da aposentadoria, além da isenção do Imposto de Renda da Participação dos Lucros e Resultados (PLR), dos trabalhadores.

“Juros altos tem atrapalhado as vendas, atrasado investimentos e travado o país, o que prejudica a geração e manutenção dos empregos. Além da redução dos juros, também precisamos de medidas que recuperem a renda e deem poder de compra aos trabalhadores para que possamos movimentar a economia”, ressalta o presidente do SMC, Sérgio Butka.