img_7459_1
(Foto: Cláudio Neves/Portos Paraná)

Com foco no atendimento aos turistas que desembarcam de cruzeiros, comerciantes da comunidade de Nova Brasília, na Ilha do Mel, em Paranaguá (PR), concluíram o Curso de Inglês gratuito ofertado pela empresa pública Portos do Paraná. A entrega dos diplomas aconteceu nesta semana, marcando a segunda edição do curso, que teve 14 participantes.

A capacitação foi dividida em dois módulos e surgiu a partir da demanda da própria comunidade, após o aumento da chegada de navios de cruzeiro entre 2023 e 2025 ao litoral paranaense.

Turismo internacional impulsiona qualificação local

A chegada de turistas estrangeiros incentivou os comerciantes da região a buscar capacitação para melhorar o atendimento e gerar novas oportunidades. O curso gratuito de inglês é parte da estratégia da Portos do Paraná para integrar o crescimento turístico com o desenvolvimento das comunidades locais.

A professora do Senac Rayane Silva Bueno comentou que os resultados são visíveis. “Na semana em que eu ensinei como receber o hóspede, uma das alunas atendeu um turista estrangeiro. Ela precisou informar, em inglês, o que tinha no café da manhã e se saiu super bem”, destacou a instrutora.

“Eu gosto muito desse idioma e também acho muito importante estudar. Nós recebemos turistas de nacionalidades diferentes e o inglês é uma língua base. Com o aprendizado, a gente pode conversar com um alemão ou um francês que ele vai entender um pouco”, comentou a aluna Emanuelle Gonçalves França, que é nativa da Ilha e atua no ramo da hospedagem.

“Eu gostei muito do curso. Acho que, principalmente, com a forma como ele foi abordado, a linguagem que a professora usou, foi muito fácil de aprender. As dúvidas que a gente tinha no meio da aula ela sanava de uma forma muito simples”, concluiu a aluna Raysa Silvério Teixeira dos Santos.

Cruzeiros no Paraná

A primeira temporada de navios de cruzeiro da MSC em Paranaguá foi entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 paradas, nas quais mais de 39 mil turistas foram recepcionados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu), na Praça Mário Roque, com apoio da Portos do Paraná, e movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.

A segunda temporada, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, também teve receptivo montado pelas equipes da área de turismo do Estado. Foram mais de 19 mil cruzeiristas em oito atracações. Em outros momentos, diferentes navios de cruzeiro atracam e fundeiam em Paranaguá. Neste ano, por exemplo, um cruzeiro de luxo passou pela Ilha do Mel. Pela primeira vez, turistas desembarcaram diretamente na unidade de conservação a partir do fundeio na Baía de Paranaguá.