Sucesso nas redes sociais, o “Morango do Amor” aumentou a venda das confeitarias na Grande Curitiba em até 400% e para dar conta da alta demanda muitas aumentaram o horário de trabalho.
Desde 2020, a delícia que atrai adultos e crianças é uma das queridinhas da Brigaderia Chic, que fica em Araucária, na Região Metropolitana.Segundo a chefe de cozinha e responsável pelos cardápios da doceria, Bruna Fernanda de Jesus Silva, o produto que há cinco anos é ofertado na loja ganhou “ares de estrela” na última quinzena. O ápice de vendas foi na quinta (24), quando foram comercializadas 870 unidades no balcão, quatro vezes mais que antes. “Além das filas, que tomam a frente da loja, temos recebido uma demanda incrível de encomendas de Curitiba e Região Metropolitana”, explica Bruna, precursora do doce no Paraná. “Se antes vendíamos cerca de 150 a 300 unidades deste item por semana, agora estamos comercializando média de 800. Nossa expectativa é fechar a semana com 5 mil unidades vendidas”, enfatiza a chefe de cozinha.
O aumento substancial nas vendas do Morango do Amor, no mês de julho, impactou diretamente a linha de produção da doceria. “Além de ampliar as horas de trabalho na cozinha, tivemos que conversar com os fornecedores parceiros da região para garantir a entrega da fruta fresca, com tamanho, sabor, aroma e densidades adequadas para que o volume de produção mantenha nosso criterioso padrão de qualidade”, observa Bruna.
A alta demanda – motivada pelos vídeos das redes sociais – congestionou os canais de venda da Brigaderia Chic e gerou filas em frente ao ponto de vendas, que existe há dez anos em Araucária. “Conhecemos o potencial do produto e já o ofertamos há muitos anos, mas fomos surpreendidos com a procura dos últimos dias”, destaca a empresária. Atualmente, o valor da unidade do Morango do Amor na Brigaderia Chic varia de acordo com a disponibilidade do produto: R$ 18 o médio e R$ 20 o chamado morangão. O produto é fabricado e vendido fresco todos os dias, a pronta entrega.
Tambérm foi o caso da Gran Bonbon, que existe desde 2017, comandada por um casal de psicólogos. O doce Moranho do amor que viralizou no Brasil todo apareceu na doceria curitibana também e aumentou a produção consideravelmente. Na doceria curitibana, o doce custa R$16,99.
Na manhã da última quinta (24), , Jamile até avisou nas redes que a entrega dos morangos do amor foi pausada por algum tempo. Tendo em vista que a equipe é formada por apenas duas pessoas, a produção saiu do controle e eles precisaram priorizar a retirada dos bombons.
Morango do amor: demanda e valor
A procura de ocasião por morangos – associada às baixas temperaturas – já impacta os mercados de Curitiba e Região Metropolitana e isso interfere nos valores, na oferta e na qualidade da fruta.
No Paraná, maior produtor nacional da fruta durante o inverno, hortifrutis enfrentam dificuldades para manter o abastecimento. É o caso da Água Verde Hortifruti, em Curitiba, onde trabalha Vitória Cunha. “Estamos tendo que pegar morango de fora. Agora estamos buscando de Minas, e mesmo assim ainda está difícil. O preço também está mais alto”, relata.
Feito com morangos, brigadeiro de leite em pó e uma camada crocante de açúcar caramelizado, o doce viral virou tendência e levou consumidores a esgotarem estoques em mercados e feiras. “Mesmo com o clima, está difícil conseguir morangos para a venda”, afirma Vitória.
A sobrecarga nos estoques locais fez com que fornecedores buscassem alternativas em outros estados. Minas Gerais e São Paulo, que também têm produção ativa, mas em menor escala neste período, passaram a ser fontes recorrentes de reabastecimento. Mesmo assim, os custos aumentaram. Para efeito de comparação, em julho de 2024 o preço médio do morango convencional no atacado girava em torno de R$ 12/kg. Agora, em julho de 2025, a fruta já ultrapassa os R$ 18/kg em alguns distribuidores, uma alta de mais de 30% em determinadas semanas.