Economia Oportunidade

Mutirão de emprego para PCDs reunirá 18 empresas em Curitiba com oferta de 350 vagas

AEN, editada por Ana Ehlert
951c9f6e-7a4e-47ff-9ba5-cf73a32bc015

Mutirão de Emprego para PCDs reunirá 18 empresas em Curitiba. (Foto: SETR-PR)

Um Mutirão de Empregos para Pessoas com Deficiência (PCDs) será realizado em Curitiba no dia 23 de setembro. Promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, a ação será das 9 às 15 horas, com entregas de senhas até o meio-dia.

Leia mais:

Participam do evento mais de 18 empresas, que oferecem 350 oportunidades de trabalho exclusivas para pessoas com deficiência, em diversas funções e áreas. O objetivo é valorizar a inclusão, ampliar o acesso ao emprego formal e fortalecer a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

Os interessados devem comparecer com documentos pessoais e currículo atualizado, se possível. A ação faz parte da política estadual de empregabilidade e qualificação profissional, que em 2025 já tem promovido mutirões em diversas regiões do Paraná, atendendo diferentes setores da economia e públicos específicos.

“O mutirão reforça o compromisso do Paraná em promover a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A iniciativa busca não apenas abrir portas para novas oportunidades, mas também incentivar as empresas a adotarem práticas cada vez mais inclusivas e diversas”, diz o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

“Esse mutirão é um gesto concreto de valorização e respeito às pessoas com deficiência. Mais do que oferecer vagas, estamos promovendo inclusão, fortalecendo a igualdade e mostrando que o Paraná está comprometido em construir um mercado de trabalho mais justo e acessível para todos”, complementa.

Dia D integra uma ação nacional

O Dia D é uma iniciativa nacional. Vão ocorrer mutirões para pessoas com deficiência em todo o Brasil voltados para ampliar a inclusão. Organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com as Superintendências Regionais do Trabalho e o Sine, ele conecta empresas que oferecem vagas a candidatos que buscam uma oportunidade, promovendo entrevistas, processos seletivos e serviços de orientação em um único espaço.

O Paraná chegou em julho à marca de 102,3 mil novos empregos com carteira assinada, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O desempenho paranaense é o melhor do Sul, representando quase 40% dos empregos da região, e o terceiro melhor do País em 2025, ficando atrás apenas de São Paulo (390,6 mil) e Minas Gerais (152 mil). É um número superior a todos os estados do Norte juntos (76 mil).