
Uma iniciativa que capacita mulheres em técnicas da construção civil por meio do programa Despertar Para a Autonomia, que promove reformas em casas da Região Metropolitana de Curitiba.
A primeira edição do Mulheres à Obra aconteceu em 2024 e formou 49 alunas em duas turmas no bairro Tatuquara, em Curitiba, em Araucária e Campo Largo. Juntas, elas fizeram pequenas reformas em 20 casas da região e possibilitaram que diversas famílias passassem a viver em um ambiente mais acolhedor.
A capacitação faz parte do Despertar Para a Autonomia, que é realizado pela Associação Vovô Vitorino em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Agora o projeto está na segunda edição e o próximo mutirão acontece neste sábado (20), a partir das 9h, no Tatuquara. As turmas serão divididas em dois grupos e as pinturas acontecerão na sede da Associação Vovô Vitorino e em uma casa da região.
O mutirão será na Rua Francisco José Boza, 230.
O Projeto é uma realização da Associação Vovô Vitorino, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e está na sua segunda edição. O programa oferece cursos de capacitação profissional para moradores do Tatuquara e de Araucária (PR).
Em sua primeira edição, entre 2021 e 2023, a iniciativa formou 520 pessoas em 13 cursos, e a expectativa é que nos próximos três anos, mais 1.500 concluam as formações em áreas como gastronomia, beleza, indústria, gestão, tecnologia e construção civil.
Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/despertarparaautonomia/ ou entre em contato pelo telefone 41 98466-1250.Fundada em 1992, a Associação Vovô Vitorino atua na proteção da infância e apoia o desenvolvimento da comunidade do Tatuquara e região, nas áreas da assistência social, educação e implementação de projetos que visam a sustentabilidade ambiental, como o Reciclar é Viver, que em 2024 retirou mais de 577 kg de materiais recicláveis das ruas e recebeu, em 2009, o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, e em 2012, o Troféu Zilda Arns, na categoria meio ambiente.
Além do fortalecimento de vínculos, com um grupo que atende cerca de 100 crianças de 7 a 13 anos e as capacitações profissionais, que já formaram mais de 1500 pessoas. Anualmente, a organização realiza um prêmio, o Troféu Vitorino Xavier, que reconhece iniciativas e líderes que trouxeram benfeitorias para suas comunidades. Além do bazar que é promovido todos os meses, apoiando a economia solidária e circular e possibilitando que roupas que não têm mais uso para algumas pessoas tenham um novo destino.