O ministro da Controladoria-Geral da UniĂ£o (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, informou nesta quinta-feira, 24, que, na prĂ³xima folha de pagamento, haverĂ¡ a restituiĂ§Ă£o aos aposentados que tiveram cobrança ilegal, conforme investigaĂ§Ă£o da PolĂ­cia Federal. “Aqueles aposentados que tiveram ilegalmente os descontos, nĂ³s, governo federal, vamos garantir a restituiĂ§Ă£o.” Ele disse que o levantamento sobre nĂºmeros de pessoas que terĂ£o restituiĂ§Ă£o e amplitude da medida dependerĂ¡ do grupo de trabalho que serĂ¡ montado.

Carvalho reforçou que todos os acordos vigentes hoje no INSS com sindicatos estĂ£o suspensos. Segundo o ministro, a suspensĂ£o dos acordos com as associações vai viabilizar que recursos que iriam para as entidades em maio sejam retidos e, na sequĂªncia, restituĂ­dos aos aposentados. “A partir de agora, nenhum aposentado serĂ¡ descontado da folha de pagamento”, mencionou.

A diretora de Orçamentos e Finanças e LogĂ­stica do INSS, DĂ©bora Floriano, disse que dos 6 milhões de descontos ativos, nem todos sĂ£o irregulares e ressaltou que haverĂ¡ ressarcimento dos descontos ocorridos indevidamente. “NĂ£o conseguimos precisar quais descontos sĂ£o irregulares”, avaliou. “AĂ§Ă£o de ressarcimento faz parte de um plano que serĂ¡ apresentado oportunamente”, complementou Floriano.