O pico nas vendas de pescados se dá na Semana Santa (Franklin de Freitas)
PEIXARIA COM MOVIMENTO NO MERCADO MUNICIPAL PEIXE FRESCO PEIXE GELO CONGELADO

O fim do Carnaval marca também o início da Quaresma para os católicos. Um período de preparação para a Páscoa, que neste ano cai no dia 31 de março. Nos tempos atuais tem duração de 44 dias, e é marcado pela devoção dos fiéis.

Mas também é um período importante para o comércio, em especial o de pescados. Tradicionalmente, na Quaresma se incentiva o consumo de outro tipo de proteína que não seja carne e frango, nas quartas e sextas-feiras até a Páscoa, o que ajuda nas vendas de pescados. Normalmente, na quaresma a venda de pescados sobe pelo menos 30%.

Essa época do ano também estimula as feiras de pescados, que se intensificam quanto mais se aproxima da Semana Santa.

Tradicionalmente também, mercados reforçam seus estoques de pescados e frutos do mar para atender à demanda. A Rede paranaense Super Muffato é uma das que espera pela alta nas vendas, em especial do bacalhau e tilápia, os peixes que mais saem nesta época.

Desde 2004, o consumo per capita de pescados no Brasil subiu de 6,5 kg para 10 kg por habitante por ano, um aumento de 65% até 2023.

O pico do consumo ocorre durante a Semana Santal. Depois há queda até agosto ou setembro, quando o consumo de peixe é retomado.

De acordo com estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), o Produto Interno Bruto (PIB) da aquicultura e da pesca alcança R$ 25 bilhões, também até o ano passado, com tendência de alta ano a ano.