Nova fábrica da Electrolux na Grande Curitiba gera 2 mil empregos

Assessoria
trabalho no pr

Produção de eletrodomésticos na fábrica da Electrolux em Curitiba: multinacional sueca vai expandir produção com nova planta em São José dos Pinhais.

O Electrolux Group inaugurou a primeira fase de sua nova fábrica em São José dos Pinhais (PR), marcando a maior expansão industrial da companhia na América Latina. Com um investimento de R$ 700 milhões, a unidade reflete o compromisso da empresa com sustentabilidade, inovação e desenvolvimento local, fruto de um acordo firmado em 2023 com o Governo do Paraná e a prefeitura da cidade.

A nova planta é a quinta do grupo no Brasil e já nasce com operações totalmente conectadas à meta global de zerar emissões de carbono, utilizando energia 100% renovável e veículos elétricos nas atividades internas.

O projeto deve gerar aproximadamente 2 mil empregos, entre diretos e indiretos, fortalecendo a economia regional, atraindo novas empresas e fomentando programas de formação profissional. Cerca de 90% dos colaboradores são moradores de São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande.

Sustentabilidade

A fábrica foi projetada para reduzir impactos ambientais e otimizar recursos. O consumo de água foi drasticamente reduzido, resultando em uma economia anual de mais de 2,6 milhões de litros, e toda a cozinha da unidade, capaz de atender 400 refeições diárias, opera exclusivamente com equipamentos elétricos.

A instalação também conta com tecnologias avançadas de soldagem de baixo carbono, iluminação natural e um projeto arquitetônico pensado para proporcionar conforto térmico e bem-estar aos colaboradores, com janelas voltadas para áreas de bosque preservadas. A unidade ocupa 50 mil m² de área construída em um terreno com 138 mil m² de bosque nativo e mais de 3 mil mudas plantadas, seguindo a política “Zero Aterro”, sem envio de resíduos para aterros sanitários.

Diversidade e inovação

A nova fábrica se destaca ainda pela diversidade de gênero, com 65% da equipe formada por mulheres, incluindo cargos de liderança, tornando-se a unidade da Electrolux na América Latina com maior participação feminina.

A produção local também se expande com a fabricação de liquidificadores e ventiladores, antes importados, aumentando a competitividade da marca e garantindo maior agilidade para atender às demandas do mercado. Quando alcançar sua capacidade máxima, a planta deverá produzir mais de 5 milhões de produtos por ano, representando 25% do faturamento da empresa em eletroportáteis no Brasil.