De dez postos de combustíveis fiscalizados na última terça-feira (26), em diferentes regiões de Curitiba, nove foram fechados pela AIFU – Ação Integrada de Fiscalização Urbana, força tarefa que reúne representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Prefeitura Municipal de Curitiba, notadamente da Polícia Civil e da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, das secretarias municipais de Urbanismo e do Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária, da Fundação de Ação Social e da Guarda Municipal.
A ação contou também com a participação do Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, e teve apoio técnico do Comitê Sul Brasileiro de Qualidade dos Combustíveis (CSQC). Dos postos que tiveram as atividades paralisadas, a maioria não tinha alvará para funcionar, apresentava alvará vencido ou desenvolvia atividades não autorizadas, como a venda de bebidas alcoólicas para consumo no próprio local. Um dos postos é suspeito de comercializar combustível adulterado e teve amostras do material recolhidas para análise laboratorial.
De acordo com o tenente Guido Benjamin dos Santos Filho, que participou da operação, na ação conjunta também foi vistoriada uma pizzaria que funcionava junto a um dos postos. Os donos e gestores dos postos são então orientados para que tratem de sanar as irregularidades, sob pena de cassação definitiva.