O Paraná mantém a trajetória de redução no endividamento das famílias ao longo deste ano. No mês passado, 84,7% dos lares paranaenses possuíam algum tipo de dívida, porcentual inferior aos 85% registrados em maio e significativamente menor do que os 89,6% verificados em junho de 2024.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná.
Embora o índice estadual ainda esteja acima da média nacional (78,4%), o declínio do indicador ao longo dos últimos meses aponta para um comportamento mais consciente do consumidor paranaense
O dado ganha ainda mais relevância quando se observa o recuo da inadimplência: em junho, apenas 11,7% das famílias no estado estavam com contas em atraso, contra 11,9% em maio e 13,2% há um ano.
A proporção de famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas também baixou. Em junho, o índice foi de 2,1%, abaixo dos 2,4% registrados em maio e dos 3,8% no mesmo período de 2024.
Número de endividados e inadimplentes cai no Paraná em junho

(Foto: Marcello Casal Jr/ABr)