Se você acompanha o preço do Bitcoin possivelmente percebeu os aumentos significativos ao longo dos últimos anos. Os gráficos do valor de mercado impressionam pelas altas elevadas em um curto espaço de tempo.

Algumas pessoas que investem em BTC querem obter rentabilidade acima da média. Outros, por outro lado, pretendem diversificar seu portfólio de investimentos. Saber o preço do Bitcoin agora é um bom primeiro passo para se preparar para investir nessa criptomoeda.
Mas, antes de qualquer investimento, vale a pena conhecer os motivos que mais impactaram o preço do BTC ao longo da história dessa criptomoeda.
Halvings do BTC
O halving do BTC nada mais é do que a divisão do número de Bitcoins minerados em um mesmo espaço de tempo. Foi no ano de 2020 que ocorreu um dos halvings dessa criptomoeda.
Naquele ano, o número de BTCs minerados a cada 10 minutos passou de 12,5 para o valor de 6,25. Isso faz com que fique muito mais difícil obter Bitcoins minerando essa criptomoeda. A dificuldade, nesse caso, é literalmente dobrada.
Mas a demanda das criptomoedas não necessariamente se reduz. Pelo contrário, a procura pelo BTC continua a mesma – em teoria. Dessa forma, a tendência é de que o preço dessa moeda digital aumente.
A definição dos halvings do Bitcoin são com base em 210.000 blocos minerados. O tempo que leva para que isso aconteça é de, aproximadamente, 4 em 4 anos. Na medida em que um novo halving aconteceu, foi observado um aumento no preço do BTC.
Em janeiro de 2020, o preço de 1 Bitcoin era de aproximadamente R$ 30.000. Já em maio do mesmo ano – período em que um halving aconteceu -, o valor de 1 BTC alcançou R$ 50.000, uma valorização de aproximadamente 40% em 5 meses.
Regulamentações relacionadas ao Bitcoin
Qualquer mudança na economia impacta moedas no geral, incluindo o BTC. Por exemplo, imagine que o Banco Central do Brasil passe a apoiar a compra e venda de Bitcoins em bancos e a utilização dessa criptomoeda em lojas no geral.
As mudanças realizadas pelo Banco Central podem fazer com que mais pessoas queiram comprar BTC e, dessa maneira, aumenta o preço do Bitcoin no mercado. A lógica é a mesma de qualquer ativo do mercado. Em outras palavras, mais demanda para uma mesma oferta faz com que o valor de mercado de qualquer ativo ou produto aumente.
Portanto, sempre que um país adotar regulamentações mais permissivas para a utilização do Bitcoin, ou de qualquer outra criptomoeda, a expectativa é de que o preço do BTC aumente em todos os países.
Pois o preço do BTC é global, e não local. Por mais que você não esteja localizado no Brasil, um aumento da demanda pelo Bitcoin faz com que o valor dessa moeda aumente também para brasileiros que estão localizados no exterior.
O exemplo prático ideal desse aumento foi o que aconteceu em 2024, quando a Securities and Exchange Commission (SEC) – órgão regulamentador financeiro dos Estados Unidos – aprovou a negociação de 11 fundos, incluindo opções com criptomoedas.
Isso foi bem visto pelo mercado do Bitcoin, o que fez com que o seu preço aumentasse entre os investidores.
Competição de outras criptomoedas
As criptomoedas têm de ser vistas como um bloco de ativos que caminham relativamente juntas ao longo do tempo. Já foi observado diversas vezes que o aumento no preço do BTC impacta diretamente o valor de outras moedas digitais.
A ideia é similar aos investimentos em geral que você pode escolher no mercado de ativos. Por exemplo, se determinado segmento do Bovespa está com indicadores positivos, diversas empresas daquele setor tendem a ter um aumento no preço da sua ação.
Por outro lado, pode ser que o investidor prefira investir em uma ação, ao invés de outra, por motivos pessoais, indicadores, notícias, entre outras razões. Independentemente do motivo por trás da decisão, a competição é um fator que impacta na procura por Bitcoin, o que tem impacto direto no preço do BTC no mercado.
Por que o preço do Bitcoin oscila tanto?
O preço do BTC tem uma oscilação de preço muito maior do que outros ativos disponíveis para investimento no mercado. O que explica isso é a incerteza quanto ao valor real dessa criptomoeda.
Quando se fala em ações de empresas, é comum que o preço delas seja calculado com base no desempenho da empresa no mercado. Estatísticas e informações como lucro líquido, EBITDA, P/L e outros índices são utilizados pelos investidores para a definição do investimento.
No caso do BTC, não existem índices empresariais que ajudem na tomada de decisão. Isso faz com que o preço desse ativo digital seja totalmente determinado por mais fatores subjetivos do que fundamentalistas.
Você, como investidor, deve ter em mente esse risco atrelado ao investimento no BTC. Essa será a melhor maneira de definir se é mesmo o melhor momento para comprar Bitcoin e adicionar esse ativo em sua carteira de investimentos.