Nos dias de hoje o comércio online e as lojas enfrentam uma concorrência cada vez maior no mercado. Dessa forma é preciso inventar e se reinventar. O que observamos constantemente são propagandas citando bônus, milhas, Black Friday, fidelidade e outras tantas maneiras para atrair os clientes. Tratam-se de estratégias de marketing que geralmente podem beneficiar os dois lados, consumidor e vendedor.
Abaixo faremos uma rápida análise explicando cada uma dessas estratégias.
O que são os bônus?
Quando falamos em entretenimento online, podemos citar os sites de jogos e apostas esportivas tão em moda em nosso país. É uma praxe dessas plataformas oferecer bônus de boas-vindas aos novos clientes.
São valores colocados gratuitamente na conta do usuário para que ele possa jogar ou apostar. Existem também os bônus sem depósito quando não é necessário fazer ingresso algum na conta e a casa deposita uma determinada quantia.
Estas são táticas de marketing utilizadas para atrair novos clientes e ao mesmo tempo incentivar a que eles depositem dinheiro em suas contas. Porém é preciso muita atenção ao aceitar os bônus oferecidos.
As casas de apostas não estão no mercado para fazer caridade. Existem condições em cada uma dessas ofertas e elas são distintas em cada uma das plataformas de jogos e apostas.
Todos os bônus estão sujeitos a regras claras. Para que o usuário possa levantar esse dinheiro será necessário cumprir o rollover. Isso nada mais é do que a quantidade de apostas que devem ser feitas para que se possa retirar esse dinheiro.
Então é um péssimo negócio aceitar esses bônus? De maneira alguma. Utilizando os bônus e seguindo as regras específicas de cada um deles, o jogador tem algumas vantagens. Vejam abaixo.
- A possibilidade de conhecer a plataforma sem investimento algum
- Testar as suas estratégias sem gastar absolutamente nada
- Caso goste da casa, poderá então se decidir se vale a pena ou não fazer um depósito mínimo
As milhas aéreas e a fidelidade
Outra estratégia de marketing muito utilizada, principalmente pelas companhias aéreas e cartões de crédito, são as milhas aéreas, os pontos e a fidelidade.
As milhas aéreas são na verdade os pontos que você ganha ao comprar uma passagem aérea. O intuito dessa estratégia é fidelizar o cliente a uma determinada companhia.
Depois de fazer o cadastro no programa de milhagem, a cada viagem o cliente ganha pontos que são somados pela empresa ou muitas vezes pelo seu parceiro responsável pelo programa de fidelidade.
Esses pontos não são somados automaticamente ao comprar uma passagem. Será preciso apresentar o seu código numérico na hora de comprar o bilhete ou fazer o check in.
Cada trecho de uma viagem representa certo número de pontos. Quando atingir determinado número, o cliente tem direito a viajar gratuitamente tanto em viagens nacionais como internacionais.
Essa modalidade também é utilizada pelos cartões de crédito, onde você vai acumulando pontos e em determinado momento pode trocar por viagens ou algum produto oferecido pelos parceiros.
Devemos ter muita atenção, porque tanto as milhas como os pontos tem prazo de validade. Não se esqueça de observar isso antes de pensar que o “presente” estará garantido.
Os programas de cashback
Outro programa que tem crescido muito no Brasil é o chamado cashback, oferecido por muitas lojas, cartões de crédito e postos de gasolina.
Ele concede ao cliente o estorno de um determinado percentual da sua compra. Esse dinheiro é devolvido e entra como crédito na fatura do cartão.
Muitas vezes as empresas utilizam um parceiro que é o responsável por essa operação. Ele faz isso sem custos para o cliente e o saldo acumulado é pago mensalmente. As porcentagens pagas no cashback variam de loja para loja. Geralmente de 3 a 5% do valor gasto.
O Black Friday vale mesmo à pena?
O Blak Friday começou nos Estados Unidos, sendo o dia exatamente depois do feriado de Ação de Graças.
Os consumidores americanos ficam ansiosos e se sujeitam a filas imensas para aproveitar os descontos oferecidos que podem chegar a mais de 80%.
A ideia chegou ao Brasil, mas infelizmente não funciona como na terra do Tio Sam. O consumidor nacional precisa ficar atento meses antes dessa data, acompanhando os preços daquilo que pretende comprar.
É importante observar se realmente o produto tem um desconto considerável ou não. O que sugerimos é que tenha muita atenção ao preço e ao modelo, principalmente no caso de aparelhos celulares. Muitas vezes são oferecidos produtos já fora de linha.
Planeje sua compra com antecedência. Nessa data costumam acontecer muitas reclamações sobre produtos acima do preço normal e estratégias não tão éticas. Porém, vale dizer que com pesquisa e encontrando um bom desconto está apresentada uma ótima oportunidade de compra.