Oficinas mecânicas andam movimentadas em tempos de crise

Além das vendas baixas de carros novos, preços ganham das concessionárias

Bem Paraná

Diante das dificuldades para se adquirir um carro novo com crédito reduzido e o fantasma do desemprego rondando e os preços mais altos cobrados pelas concessionárias, as oficinas mecânicas de Curitiba estão tendo de lidar com um movimento mais alto do que em anos anteriores, com o reparo do veículo se tornando a melhor opção para quem quer manter o carro e não correr riscos.

De acordo com Evaldo Kosters, dono da Berko Centro Automotivo e diretor do Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos (Sindirepa), um dos principais motivos para isso é que os motoristas estão procurando economizar na hora de fazer a revisão obrigatória do veículo. Segundo ele, o custo médio da revisão em uma oficina é cerca de 30% menor do que numa concessionária.

O custo de manutenção na concessionária é mais alto, então o que temos visto é que quando termina a garantia do veículo, que dura cerca de três anos, mesmo para a revisão normal as pessoas estão procurando mais as oficinas, afirma ele, explicando ainda o porque das revisões em oficinas acabarem saindo mais baratas.

Na concessionária, eles trocam muita peça simplesmente porque o manual diz que é para trocar. Na oficina, o mecânico avalia a peça e só vai fazer a substituição daquela que está realmejnte desgatada, explica. Então depois dos 40 mil quilômetros rodados, o custo de uma revisão na oficina sai em torno de 30% mais barato do que a pessoa pagaria numa concessionária, complementa.

Entretanto, nem tudo está as mil maravilhas para o setor. Segundo Kosters, embora o movimento esteja acima da média e as revisões tragam uma receita importante, o valor do tíquete médio (o quanto um cliente gasta) tem registrado queda. Com as contas subindo (água e energia elétrica, por exemplo) e o dinheiro valendo menos devido à inflação – que atingiu 8,89% no acumulado dos últimos 12 meses, mais alta taxa acumulada desde dezembro de 2003 -, os motoristas têm autorizado o conserto e a troca de peças apenas quando é algo essencial, inadiável.

Houve um aumento de movimento, mas não de faturamento. É algo até meio estranho. Então estamos fazendo mais orçamento, mais diagnóstico, mas o cliente só está autorizando o necessário em questões de segurança. Então a manutenção está mais corretiva do que preventiva, finaliza.

Dicas

Como escolher uma oficina

Um drama comum na hora de mandar o carro para o conserto é na hora de encontrar uma oficina mecânica confiável. Afinal, como fazer para descobrir um lugar que ofereça um serviço de qualidade e a preço justo, sem cobrar a mais?

A primeira dica é buscar indicações sobre os estabelecimentos.

Conversar com amigos ou mesmo pesquisar na internet pode ser uma boa saída. Mas não é a única.

Procure sempre um lugar organizado, com estrutura de pessoal.

Busque lugares com um bom layout, que fique bem localizado, dê nota fiscal

Faça um orçamento discriminado