Paraná foi o estado com mais tentativas de fraude em 2024

Bancos e Cartões concentraram mais de 50% das tentativas de fraudes

Redação Bem Paraná com Assessoria
golpes virtuais

Imagem ilustrativa (SHUTTERSTOCK)

Em novembro de 2024, o Sul totalizou 168.485 tentativas de fraude evitadas. Entre as Unidades Federativas (UFs), o Paraná foi o estado mais visado pelos golpistas (67.052), enquanto Santa Catarina registrou o menor número (42.475).

Considerando a visão nacional do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, novembro marcou o quinto mês consecutivo de 2024 em que o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de diligências de golpes evitados, totalizando 1.020.304 casos — frequência de uma ocorrência a cada 2,5 segundos e um aumento de 14,2% em relação ao mesmo período de 2023.

“As fraudes digitais representam um risco crescente para consumidores e empresas, e nosso objetivo é fortalecer a segurança em cada etapa da jornada”, destaca Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian. “As tecnologias que utilizamos para identificar padrões fraudulentos e prevenir golpes tem sido essenciais para que as empresas possam identificar as tentativas antes que causem prejuízos”, completa.

Na visão por modalidade das tentativas, mais da metade (56%) das ocorrências, foi identificada devido a inconsistências nas informações cadastrais, que incluem discrepâncias entre os dados fornecidos pelos usuários e as informações registradas em bases confiáveis ou oficiais, como CPF, endereço, data de nascimento ou histórico financeiro. Rocha explica que “essas inconsistências, muitas vezes, indicam tentativas de criar identidades falsas, manipular dados existentes ou utilizar informações de terceiros de forma fraudulenta”.

Além disso, padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e à validação biométrica corresponderam a 36,7% das ocorrências, enquanto a verificação de dispositivos contribuiu com 7,3%, reforçando a necessidade de soluções integradas para combater diferentes modalidades de fraude.

Do total de tentativas de fraude evitadas em novembro, o segmento de “Bancos e Cartões” liderou como o preferido dos criminosos (52,7%), enquanto o de “Varejo” apresentou a menor incidência (2,1%). Já em relação à faixa etária, os cidadãos entre 36 e 50 anos foram os mais visados para os golpes, representando 33,3% dos casos.

Evite fraudes

Consumidores:

Empresas:

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.