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Imagine pegar a estrada com seu carro elétrico e saber que, a cada 120 km, terá a estação de recarga rápida, segura, acessível e com energia limpa. É o objetivo do primeiro anel viário de eletropostos do Brasil, um projeto inédito no Paraná. Com 26 pontos de recarga rápida estrategicamente distribuídos pelas principais rodovias do estado, o anel interliga todas as regiões do Paraná e ainda alcança trechos importantes da BR-376 e BR-101, chegando até cidades como Garuva e Penha, em Santa Catarina. O projeto vai contemplar do Litoral do Paraná às Cataratas do Iguaçu. Agora também está confirmada a instalação em Paranavaí, ampliando ainda mais a cobertura do projeto.

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“A ideia é permitir que o condutor possa recarregar seu veículo com tranquilidade durante uma parada natural de viagem, como para ir ao banheiro ou fazer um lanche”, explica Felipe Ferraz, engenheiro eletricista e responsável técnico pelo projeto da By.charge, empresa especializada em mobilidade elétrica, responsável pela implantação do primeiro anel viário de eletropostos. Segundo ele, a iniciativa busca resolver um dos maiores desafios da transição para a mobilidade elétrica: a infraestrutura de recarga nas estradas brasileiras.

De acordo com a By.chage, o Paraná foi escolhido por sua posição estratégica e pela alta densidade de regiões interligadas por rodovias de fluxo intenso. Além disso, é um dos estados com maior crescimento no uso de energia renovável, turismo rodoviário e

O que terá no eletroposto

  • Carregadores rápidos de até 120 kW;
  • Energia 100% renovável (principalmente solar);
  • Monitoramento 24h e segurança no local;
  • Iluminação eficiente e Wi-Fi gratuito;
  • Integração com aplicativo para pagamento e acompanhamento;
  • Preços acessíveis para democratizar o uso.

Padrões técnicos, arquitetura e legalização

O projeto arquitetônico foi desenvolvido com inspiração em grandes marcas e modelos de carros de luxo, buscando por linhas orgânicas e materiais de alta tecnologia e durabilidade. O conceito foi baseado em uma identidade visual robusta e moderna, com um toque de tecnologia na utilização dos materiais e acabamentos, assim como nas cores e soluções técnicas.

“Foi buscando por esses elementos que chegamos à concepção dos eletropostos da By.charge. Um projeto ousado e tecnológico, com um olhar para o futuro. E assim nasceu o desenho original do pórtico.” — Rafael Moretto, arquiteto e urbanista.

O sistema de manutenção preditiva garante operação constante, com monitoramento em tempo real e resposta rápida a qualquer anomalia técnica.

Demanda para eletropostos: Paraná tem mais de 27 mil veículos elétricos

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), organizados e disponibilizados pela NeoCharge, ao longo dos últimos dois anos a frota de veículos elétricos no Brasil mais que triplicou de tamanho, crescendo quase 220% e superando a marca de 440 mil unidades. E o Paraná, na esteira desse movimento nacional, também tem visto uma gradual revolução elétrica nas ruas.

Em abril de 2023, por exemplo, a frota de veículos elétricos no Paraná somava menos de 10 mil veículos. Dois anos depois, esse número já cresceu 189%. Hoje, são mais de 27 mil carros e ônibus desse tipo registrados no estado. Trata-se da sexta unidade da federação com mais veículos elétricos no país. Fica atrás apenas de Sâo Paulo (146.345), Distrito Federal (35.063), Rio de Janeiro (33.055), Santa Catarina (30.837) e Minas Gerais (29.641).

Da mesma forma, Curitiba viu, também entre abril de 2023 e o mesmo mês de 2025, sua frota de elétricos avançar quase 191%. Se há dois anos haviam 4.294 modelos desse tipo circulando pela cidade, hoje já são pelo menos 12.477. Entre todas as cidades brasileiras, a capital paranaense é a quinta com mais carros elétricos. Fica atrás de São Paulo (67.274), Brasília (35.063), Rio de Janeiro (19.837) e Belo Horizonte (16.236).

Outros destaques do Paraná são os municípios de Maringá e Londrina, no norte do estado, com 2.147 e 2.062 veículos elétricos. São José dos Pinhais (1.373), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC); e Cascavel (1.111), no oeste do estado, aparecem na sequência.

Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil ultrapassou 200 mil veículos eletrificados em 2025. No entanto, motoristas de carro elétrico relatam diversas dificuldades: escassez de eletropostos com carregadores rápidos, insegurança sobre funcionamento 24 horas e complexidade para planejar viagens longas com autonomia limitada.