Saiba quais setores geram mais empregos em Curitiba e no Paraná em 2025

Estado ocupa 3º lugar no ranking nacional de geração de emprego, segundo dados do Caged

Isabelle Sales
Industria Hubner Metalurgica Foto Gilson Abreu

Curitiba lidera geração de empregos no Sul (Foto: Gilson Abreu/AEN)

O Paraná se mantém como um dos destaques nacionais na geração de empregos com carteira assinada em 2025. De janeiro a maio, o estado criou mais de 80 mil vagas formais, ocupando o 3º lugar no ranking nacional, segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho no final de abril.

A economia paranaense vem apresentando saldo positivo em todos os setores. O principal motor da geração de empregos é o setor de serviços, responsável por mais de 41 mil vagas abertas no quadrimestre. A indústria também segue forte, com 19,6 mil novos postos.

Veja o ranking dos setores que mais empregaram no Paraná de janeiro a maio:

Somente em abril, o saldo foi de 18.670 novas vagas no estado. Houve mais admissões do que demissões em todos os segmentos. O setor de serviços novamente puxou o crescimento, com 7.572 novos empregos.

Curitiba responde por 25% das vagas criadas no Paraná

A capital paranaense tem papel fundamental nesse cenário. Sozinha, Curitiba gerou 15.143 empregos com carteira assinada no primeiro trimestre, o que representa 25% de todas as vagas formais criadas no estado no período. O saldo colocou a cidade como a 3ª maior geradora de empregos do Brasil, atrás apenas de São Paulo (48.250) e Brasília (17.800).

Quais os setores que mais contratam em Curitiba?

Curitiba segue a tendência estadual e também tem no setor de serviços o maior gerador de empregos. Veja os números:

As áreas com maior saldo de vagas em Curitiba são as de vendas e comércio varejista, serviços administrativos e produção industrial. O crescimento no setor de construção também chama atenção, reflexo de novos empreendimentos e investimentos na infraestrutura urbana.