default
C.Vale em Palotina (Gabriel Rosa/AEN)

A cooperativa C.Vale inaugurou nesta terça-feira (7) a unidade da nova esmagadora de soja da empresa, fruto de um aporte de cerca de R$ 1 bilhão da cooperativa. Durante o evento, a C.Vale assinou um convênio com o governo do Paraná e a a Prefeitura de Palotina, no Oeste do estado, para a construção do novo contorno viário na cidade. O investimento na obra será de R$ 147 milhões.

O empreendimento tem capacidade de processamento de 60 mil sacas de soja por dia, produzindo farelo e óleo para as indústrias de rações da C.Vale. De acordo com o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, a esmagadora é a terceira maior do país e a mais moderna do Brasil, gerando quase 600 novos empregos na cidade. Além disso, a cooperativa vai passar a produzir o próprio farelo para a produção de proteína animal. “Nós temos todo um complexo, com produção de grãos e alimentos. Quem ganha com um investimento como este são os nossos associados e a nossa comunidade”, afirmou Lang.

A estrutura ocupa 12 hectares do complexo industrial da cooperativa em Palotina. O novo empreendimento terá capacidade para armazenar 4 milhões de sacas de soja em grão e 68 mil toneladas de farelo. Além disso, o complexo contém quatro tanques com capacidade de armazenamento de 12 milhões de litros de óleo de soja.

O novo contorno vai atender o aumento na movimentação de caminhões do município com a entrada em funcionamento da nova esmagadora de soja da C.Vale. A obra vai dar mais segurança viária à cidade e aos municípios do entorno, pois desviará o fluxo de caminhões do centro de Palotina e agilizará o transporte de cargas do Oeste do estado. O projeto prevê que até 2030 mais de 5,5 mil caminhões passem pelos mais de 15 quilômetros do contorno diariamente.

“O contorno é um desejo, uma necessidade, já de muito tempo da cidade. É um projeto muito moderno, sem interseções viárias, sem sinaleiros, que vai dar velocidade ao fluxo de caminhões, melhorando o trânsito e trazendo mais segurança aos cidadãos e trabalhadores de Palotina”, afirmou o governador Ratinho Jr.

O convênio prevê que a obra seja conduzida pela cooperativa, o que dá mais celeridade ao empreendimento, com abatimento de impostos proporcionais ao investimento feito pela C.Vale. O município, por sua vez, vai realizar as desapropriações necessárias para a obra. O projeto inclui pistas de trânsito rápido, rotatórias e conexões nas saídas de Palotina para Assis Chateaubriand e Terra Roxa, pela PR-364, para Umuarama, pela PR-182.