Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O Paraná registra pelo menos uma tentativa de fraude a cada 38 segundos. Em setembro deste ano, 66.627 tentativas de fraude foram evitadas no Estado graças às tecnologias antigolpes da Serasa Experian. A média de tentativas a cada milhão de habitantes foi de 5.230 no Paraná. De acordo com o levantamento, houve crescimento de 20,7% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.

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No Brasil, em setembro deste ano, 1.035.787 tentativas de fraude foram evitadas. O volume revela uma frequência de uma ocorrência a cada 2,5 segundos e um crescimento de 20,8% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Os dados trazem, ainda, a visão dos comportamentos suspeitos identificados nos golpes evitados: em 54,3% das ocorrências foram identificadas inconsistências relacionadas aos dados cadastrais re”, em 33,9% dos casos, padrões fraudulentos ligados à autenticidade de documentos e validação biométrica ” e em 11,8% comportamentos suspeitos em dispositivos, como associações anteriores com fraudes entre outros.

“Em tempos em que as informações pessoais são tão valiosas, e servem de insumo para efetuar distintos tipos de fraudes, é essencial investir na proteção das identidades digitais dos consumidores. Os brasileiros devem estar vigilantes diariamente, evitando preencher formulários em sites desconhecidos, não clicar em links suspeitos em e-mails e mensagens de texto, e nunca emprestar suas contas e documentos a terceiros. Para as empresas, o compromisso é aumentar as camadas de proteção nas etapas mais críticas das jornadas digitais e minimizar atrito na experiência dos seus clientes,” considera o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Setores das fraudes: Bancos e Cartões na mira dos criminosos

A maior parte das fraudes identificadas pelas camadas de tecnologia da Serasa Experian foram direcionadas para o setor de “Bancos e Cartões” (53,4%). E os consumidores mais visados pelos criminosos são aqueles com idade de 36 a 50 anos (33,2%).

Foco das tentativas de fraudes nos centros comerciais

Segundo Rocha, o Indicador de setembro revelou que as regiões mais populosas concentram as tentativas de fraude pelo potencial de ganho financeiro que os criminosos têm. Isso explica o porquê os estados do Sul e Sudeste liderarem o ranking de Unidades Federativas (UFs) com mais ocorrências evitadas. Além disso, também é possível checar a variação anual dos dados, que indica Mato Grosso com o maior crescimento nas diligências em comparação como mesmo mês de 2023 (24,3%) e o Amazonas com a menor (17,3%).

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores: 

·      Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

·      Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

·      Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

·      Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

·      Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

·      Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

·      Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

·      Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Empresas: 

·      Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa..

·      Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

·      Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

·      Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.

·      Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.